SENSIBILIDADE E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE

fios entrelaçados em um só tecer

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17346

Mots-clés :

Formação Docente, sensibilidade, humanização, Espiritualidade

Résumé

Este artigo é uma tessitura que se deu a partir de um exercício de pesquisa em que a formação docente foi desenhada no entrelaçamento entre prática e teoria. Compartilhamos algumas reflexões sobre os fundamentos necessários ao tecer uma proposta de formação docente em que o sentir-pensar-agir é entrelaçado no diálogo com diversos autores que têm em comum a concepção de ser humano integral e a aposta na sensibilização como forma de humanização na/da educação. Ao trançar os fios encontrados ao longo da pesquisa configurou-se a possibilidade de uma formação docente comprometida com a (trans)formação pessoal e profissional, apontando como possível a realização de uma educação sensível, que, no entanto, exige que aqueles que a ela se dedicam se reconheçam também como seres humanos sensíveis em constante processo de ser mais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandrelena da Silva Monteiro Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora.  Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial. Líder do Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana. 

Link Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6839916101962610 

 

Sarah Rocha Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Ensino de Artes e Musicalidade e pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Auxiliar de coordenação e docência na Maple Bear Canadian School, em Piracicaba

 

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4064643281951393 

Références

AQUINO, Thiago A. Avellar et al. Logoterapia e educação: fundamentos e prática. São Paulo: Paulus, 2010

AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Educação para o sentido da vida. Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial 1 (2), 160-172, 2012.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2, ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela terra/Leonardo Boff. 16. Ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 1999.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. ed.31. São Paulo, Cultrix, 1982.

DITTRICH, Maria Glória; MELLER, Vanderléa. A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social. Revista Polyphonía, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 66–85, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67391 Acesso em 25 maio 2024.

DITTRICH, Maria Glória; RAMOS, Flávio. Um olhar transdisciplinar sobre a formação universitária: desafios para humanescer na saúde. Revista Plurais –Virtual, Anápolis -Go, Vol.7, n. 1 - Jan./Jun. 2017 - p. 114-130. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/7554 Acesso em 25 maio 2024.

DUARTE JR, João Francisco. O Sentido dos sentidos: a Educação (do) Sensível. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2000.

ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e função docente. In: NÓVOA, Antonio (org.) Profissão Professor. Lisboa, Porto Editora, 1995.

ESTEVE, José M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP, EDUSC, 1999.

FRANKL, Viktor Emil. A presença ignorada de Deus. 18 Ed. Trad. Walter O. Sclupp e Helga H. Reinhold. São Leopoldo, RS: Sinodal; Petrópolis, RJ: Vozes, 2017

FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GATTI, Bernadete Angelina. ESPOSITO, Yara; SILVA, Rose Neubauer. Características de professores (as) de primeiro grau no Brasil: perfil e expectativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 15, n. 48, p. 248-260, ago. 1994. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000913950 Acesso em: 25 maio 2024.

GATTI, Bernadete Angelina. Questões: professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. – Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 35-48.

GATTI, Bernardete Angelina, BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri. Professores do Brasil: novos cenários de formação. – Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf Acesso em: 25 maio 2024.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. David Le Breton; Tradução de Francisco Morás. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

LEITE, Maria Isabel.; OSTETTO, Luciana Esmeralda. (org). Arte, Infância e formação de professores: autoria e transgressão. 7ed Campinas, SP: Papirus, 2012, p.11-24.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, 2017, 47.166: 1106-1133.

NÓVOA, António. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Colecção Ciências da Educação, v. 4. Porto: Porto Editora, 1992.

PEREIRA, Raquel Rinco Dutra. Resiliência nos modos de ser e estar de estudantes de Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021. Diponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12822 Acesso em: 25 maio 2024.

PERISSÉ, Gabriel. Estética & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VARES, Sidnei Ferreira de. POLLI, José Renato. O Dualismo e a Concepção de Homem em René Descartes. Análise - Ano VI - Nº 11. p. 51-59. Fevereiro/2005. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/Revistanalise/article/view/419 Acesso em 25 maio 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-16

Comment citer

Monteiro, S. da S. M., & Rocha Menezes, S. (2024). SENSIBILIDADE E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE: fios entrelaçados em um só tecer. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 231–250. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17346