RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15067

Mots-clés :

Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.

Résumé

O objetivo da resenha crítica proposta é elaborar um diálogo crítico e reflexivo sobre a uma percepção de ação para uma formação de pensamento crítico educativo ambiental, à educação e o lugar das crianças no contexto das teses elaboradas neste manifesto para os 99% numa lógica do feminismo anticapitalista. Até que ponto, as questões de justiça e crise ambiental, da educação e das crianças se insere ou podemos relacionar nesta reflexão do livro. Qual relação é elaborada na conjunção entre o anticapitalismo e a justiça ambiental, sabendo que hoje são as mulheres que “[...] ocupam a linha dianteira da actual crise ecológica, constituindo 80% dos refugiados climáticos. No hemisfério Sul são a vasta maioria da força de trabalho rural, apesar de recair sobre elas a parte de leão do trabalho de reprodução social. Devido o seu papel-chave no fornecimento de alimentação, agasalho e abrigo para as suas famílias, as mulheres são quem mais sofre com a seca, a poluição e a sobre-exploração da terra e a crise econômica, política, social e ambiental que vivemos.”

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Biographie de l'auteur-e

Tainara Fernandes Machado, Universidade do Porto

PhD em Sociologia na Universidade do Porto - Portugal. Mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. E-mail de contato: machadoftai@gmail.com

Références

Aruzza, C., Bhattacharya, T., Fraser, N. (2019). Feminismo para os 99%. Lisboa: Penguin Random House.

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Publié-e

2023-04-10

Comment citer

Fernandes Machado, T. (2023). RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 183–187. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15067