À LES ROUES DE CONVERSATION COMME LENTILLE DE LA RÉALITÉ PÉDAGOGIQUE EN MILIEU SCOLAIRE

Auteurs-es

  • Josemar Moreira Campos Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2613-9882
  • Denise Rocha Corrêa Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14891

Mots-clés :

Environnement éducatif. Conscience professionnelle. Bien-être des enseignants. Éducation publique

Résumé

A organização escolar é um tema central em muitos estudos na Educação. O objetivo do artigo é ampliar o debate acerca do “ambiente escolar” através da análise do conteúdo das rodas de conversas, por 33 docentes de duas escolas públicas. Trata-se de um estudo quali-quantitativo desenvolvido no período de fevereiro de 2018 a janeiro de 2020. O processamento dos dados foi realizado pelo software Iramuteq, com a finalidade de identificar quais temas gerais sobre o “ambiente escolar” foram conjugados por meio da análise lexical. Os resultados da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) revelam três Classes temáticas bem distintas, organizadas em subcorpus A e B. O subcorpus A é formado pela Classe 2 - ‘Família’ (36,75%; 122 ST) e o subcorpus B -‘Trabalho docente’, é formado pela Classe 1 -‘Sala de aula’ (34,64%; 115 ST) e a Classe 3 - ‘Realidade docente’ (28,61%; 95 ST). O conteúdo do discurso destaca aspectos do trabalho docente que são desconsiderados na formação e na organização escolar. A ‘Sala de aula’ mostra o espaço-tempo da aprendizagem, a ‘Família’ apresenta questões sociais e econômicas que formam barreiras ao aprendizado e a ‘Realidade docente’ evidencia questões específicas do trabalho que é prescrito. Contudo, a Análise Fatorial por Correspondência (AFC) desvenda três mundos lexicais com pouca afinidade contextual.

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Bibliographies de l'auteur-e

Josemar Moreira Campos Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doctorant et étudiant à la maîtrise à l'Université fédérale de Rio de Janeiro, Programme d'éducation, de gestion et de diffusion en biosciences (IBqM-LdM). Membre du groupe Recherche en Formation. Prof. Physique/Sciences (SEEDUC/RJ ; SMEEL/Mangaratiba/RJ).

Denise Rocha Corrêa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora, Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM-LdM), Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Líder do Grupo de pesquisa: Em Formação [Pesquisas em Educação]

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Publié-e

2023-09-22

Comment citer

Moreira Campos Barbosa, J., & Rocha Corrêa Lannes, D. (2023). À LES ROUES DE CONVERSATION COMME LENTILLE DE LA RÉALITÉ PÉDAGOGIQUE EN MILIEU SCOLAIRE. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 358–385. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14891