À LES ROUES DE CONVERSATION COMME LENTILLE DE LA RÉALITÉ PÉDAGOGIQUE EN MILIEU SCOLAIRE
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14891Mots-clés :
Environnement éducatif. Conscience professionnelle. Bien-être des enseignants. Éducation publiqueRésumé
A organização escolar é um tema central em muitos estudos na Educação. O objetivo do artigo é ampliar o debate acerca do “ambiente escolar” através da análise do conteúdo das rodas de conversas, por 33 docentes de duas escolas públicas. Trata-se de um estudo quali-quantitativo desenvolvido no período de fevereiro de 2018 a janeiro de 2020. O processamento dos dados foi realizado pelo software Iramuteq, com a finalidade de identificar quais temas gerais sobre o “ambiente escolar” foram conjugados por meio da análise lexical. Os resultados da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) revelam três Classes temáticas bem distintas, organizadas em subcorpus A e B. O subcorpus A é formado pela Classe 2 - ‘Família’ (36,75%; 122 ST) e o subcorpus B -‘Trabalho docente’, é formado pela Classe 1 -‘Sala de aula’ (34,64%; 115 ST) e a Classe 3 - ‘Realidade docente’ (28,61%; 95 ST). O conteúdo do discurso destaca aspectos do trabalho docente que são desconsiderados na formação e na organização escolar. A ‘Sala de aula’ mostra o espaço-tempo da aprendizagem, a ‘Família’ apresenta questões sociais e econômicas que formam barreiras ao aprendizado e a ‘Realidade docente’ evidencia questões específicas do trabalho que é prescrito. Contudo, a Análise Fatorial por Correspondência (AFC) desvenda três mundos lexicais com pouca afinidade contextual.
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