HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E USO DE LÍNGUA NAS PROPOSIÇÕES DE QUATRO CURRÍCULOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14374

Mots-clés :

Metalinguagem. Currículo. Língua de Sinais.

Résumé

Este trabalho apresenta uma descrição de aspectos gerais de quatro currículos de Libras elaborados por municípios do estado do Rio Grande do Sul e do estado de São Paulo: Rio Grande, Canoas, Guarulhos e São Paulo. São apresentadas as proposições para a Libras nestes documentos e feita uma análise de como elas abordam as habilidades metalinguísticas e o uso da língua. Os documentos analisados refletem uma direção apontada pelos estudos surdos e pelos estudos linguísticos atuais com relação ao aprofundamento dos objetivos de ensino de línguas de sinais como primeira língua. A relação entre objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados ao uso e à metalinguagem revelou preponderância daqueles voltados às habilidades metalinguísticas em dois dos documentos. As peculiaridades desses quatro documentos os tornam diferentes, mas em consonância com a BNCC ao realizarem suas proposições de acordo com suas realidades locais sem deixar de lado as orientações do documento federal e o estado da arte na área.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Felipe Venâncio Barbosa, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Reabilitação Humana pela Universidade de São Paulo, Professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, SP-Brasil.

Références

LBRES, N.A.; SARUTA, M.V. Programa curricular de língua brasileira de sinais para surdos - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. São Paulo: IST, 2012.

BARROS, M.E. ELiS – Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática. Tese. Doutorado. Programa de Pós graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

BIALYSTOK, E. Factors in the Growth of Linguistic Awareness. Child Development, 57(2), 498-510, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CP No 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017, 2017.

CANOAS, Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular de Canoas. Canoas, 2018.

CARLISLE, J. Awareness of the structure and meaning of morphologically complex words: impact on reading. Reading and Writing: an Interdisciplinary Journal, 12,p.169-190, 2000.

CORREA, J. A avaliação da consciência sintática na criança: uma análise metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(1), 69-75, 2004.

DINIZ, N.LB. Metalinguagem e Alfabetização: efeitos de uma intervenção para recuperação de alunos com dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. 2008. 260 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

GOMBERT, J. Atividades metalingüística e aquisição da leitura. Em Maluf (org). Metalinguagem e Aquisição da escrita. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

GUARULHOS, Secretaria de Educação de Gyarulhos. Proposta Curricular. Guarulhos, 2019.

MERTZANI, M.; LIMA TERRA, C.; DUARTE, M.A.T. Currículo da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS : componente curricular como primeira língua. Rio Grande: Editora da FURG, 2020.

MORAIS, A.G.; ALBUQUERQUE, E.B.C. Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07 n.37, p. 5-29, nov/dez, 2007.

PLAZA, M.; COHEN, H. The interaction between phonological processing, syntactic awareness, and naming speed in the reading and spelling performance of first-grade children. Brain and Cognition, 53, pp. 257-292, 2003.

REGO, L. Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: papel desempenhado por fatores metalingüísticos. Psicologia: teoria e pesquisa,11(1), pp. 51-60, 1995.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Educação Especial : Língua Brasileira de Sinais. – São Paulo SME / COPED, 2019.

SILVA, K.A.; PILATI, E.; DIAS, J.F. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 10(4), 975-994, 2010.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, (25), 5-17, 2004.

SOUZA, E.K.. Ensino de língua portuguesa na base nacional comum curricular (bncc): criando inteligibilidades para a prática de análise linguística. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2019.

STUMPF, M.; LINHARES, R (orgs.). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Rio de Janeiro. Editora Arara Azul. 2021.

SUTTON, 1974. SignWriting History, 2020. Disponível em: https://www.signwriting.org/library/history/ Acesso em: 28 de maio de 2020.

TUNMER, W. The role of language prediction skills in beginning reading. New Zealand Journal of Educational Studies, v. 25, n. 2, pp. 95-112, 1990.

Téléchargements

Publié-e

2022-07-28

Comment citer

Venâncio Barbosa, F. (2022). HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E USO DE LÍNGUA NAS PROPOSIÇÕES DE QUATRO CURRÍCULOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 199–224. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14374