PERCEPÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PELA COMUNIDADE DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14334

Mots-clés :

Biologia. Educação profissional. Educação de jovens e adultos.

Résumé

Este trabalho teve como objetivo compreender a percepção que a Comunidade do Curso Técnico em Edificações referente à Disciplina de Biologia. Os participantes foram a Professora de Biologia, a Chefe do Departamento de Área de Construção Civil, a Técnica em Assuntos Educacionais e alunos do Curso de Edificações, turmas de 1º e 3º semestre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, que utilizou questionário semiestruturado, observação neutra e análise de documentos. Observamos que os participantes entendem que os conteúdos tratados na disciplina Biologia têm grande relevância para a formação do Técnico em Edificações. Através da análise dos Planos de Ensino também verificamos algumas tentativas de relacionar a Biologia e a Construção Civil. A Técnica em Assuntos Educacionais apresentou um melhor entendimento da relação entre Biologia e Edificações, citando a busca por minimizar impactos causados pela obra no ambiente, além do planejamento e utilização de produtos e materiais corretamente nas construções. Isso pode ser fruto de sua formação, já que é licenciada em Biologia e atuou como professora na área. Para os alunos, estudar Biologia é importante, pois os leva a conhecer os seres vivos e o funcionamento do corpo, valorizando também o meio ambiente; entretanto alguns deles afirmaram que a Biologia não contribui em nada na sua formação como técnico. Inferimos então a necessidade de maior contextualização dos conteúdos de Biologia com as questões próprias da Área de Edificações.

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Paulino Ferreira Filho, Instituto Federal de Mato Grosso/IFMT/Campus Cuiabá

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso.

Rosilene Paula da Silva, Rede Municipal de Várzea Grande/SMECEL-VG

2 Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora na Rede Municipal de Várzea Grande. Membro do Grupo de Estudos em Políticas e Formação Docente – GEPForDoc da Universidade Federal de Mato Grosso.

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública.  Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas. 

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Publié-e

2023-09-22

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Ferreira Filho, P., Paula da Silva, R., & Amaral da Fontoura, H. . (2023). PERCEPÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PELA COMUNIDADE DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 244–264. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14334