RODA DE CONVERSA ON-LINE

perspectivas e desafios da técnica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14008

Mots-clés :

Pesquisa; Roda de conversa; Tecnologias digitais; Educação.

Résumé

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças substanciais na vida das pessoas, seja no âmbito profissional, pessoal ou acadêmico. Para manter as medidas restritivas de distanciamento social instituídas pela Organização Mundial de Saúde – OMS, no ano de 2020, os/as pesquisadores/as foram provocados a criar estratégias metodológicas para produção de dados de suas pesquisas: o que até então seria realizado de forma presencial passou por modificações e/ou adequações para ser realizado de forma virtual e/ou on-line.  Posto isto, este ensaio acadêmico tem como objetivo discutir os limites e possibilidades para realização da roda de conversa on-line como técnica para produzir dados de pesquisas no campo educacional. Esta investigação implica, necessariamente, delimitar: a) abordagem de pesquisa, b) ferramenta digital; c) horário; d) sujeitos participantes; e) conteúdo; f) tempo. O resultado do estudo em questão mostra que a roda de conversa on-line se configura como uma técnica de partilhamento de experiências pessoais e profissionais que fomenta o diálogo, a reflexão, a formação, entre outras mais. Contudo, requer do/a pesquisador/a planejamento prévio de cada ação que esta técnica exige, para assegurar a participação das pessoas sem maiores intercorrências técnicas, que inviabilizem e/ou prejudiquem sua plena participação e interação com o grupo, de forma a produzir os dados almejados para as análises e conclusão da pesquisa.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC. 

Lívia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), lotada no Departamento de Ciências da Educação, Doutora em Educação, Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação da UESC/PPGE,  integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação/GEPeCE/UESC. 

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Publié-e

2022-11-26

Comment citer

Moreira Cruz, L. ., & Andrade Coelho, L. . (2022). RODA DE CONVERSA ON-LINE: perspectivas e desafios da técnica. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 126–143. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14008