EDUCAR PARA O NUNCA MAIS

experiências educativas em lugares de memória na Argentina, Brasil e Chile

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13633

Mots-clés :

Educação; Memória; Direitos Humanos; Democracia

Résumé

O educar para o nunca mais é um dos elementos que integra a Educação em Direitos Humanos, relacionada ao âmbito da pedagogia da memória e considerada uma importante mediação para a afirmação da democracia. Em pós contextos autoritários, como o da maior parte dos países do Cone Sul, a forma de viabilizar o direito coletivo de conhecer esse passado traumático marca a diferença entre a preservação da memória e verdade ou a opção pelo esquecimento. Assim, destacando a importância do educar para o nunca mais para a defesa da democracia e a promoção dos direitos humanos, este artigo tem por objetivo analisar as experiências educativas desenvolvidas em lugares de memória na Argentina, Brasil e Chile, a fim de contribuir com o avanço na discussão e uso da pedagogia da memória na região. São objeto de exame as atividades do Museu da Memória de Rosário, do Memorial da Resistência de São Paulo, e da Corporação Parque pela Paz Villa Grimaldi. Este estudo, fundamentado na pesquisa qualitativa no campo da educação baseia sua análise nos quatro eixos pedagógicos do educar para o nunca mais. Dita análise apontou que estas experiências, em maior ou menor medida, estão permeadas por esses eixos pedagógicos em suas atividades. Também permitiu apreender a relevância do trabalho para a reconstrução da memória coletiva e a reflexão sobre situações atuais de violações de direitos, contribuindo assim na luta por memória, verdade, justiça, reparação e garantias de não repetição e na construção de uma cultura de direitos humanos.

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Biographie de l'auteur-e

Celma Tavares, Universidade de Salamanca

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca/Espanha. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Pedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa História dos Direitos Humanos, da Universidade de Salamanca. Email: celmatav@usal.es

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Publié-e

2022-03-21

Comment citer

Tavares, C. (2022). EDUCAR PARA O NUNCA MAIS: experiências educativas em lugares de memória na Argentina, Brasil e Chile. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 95–115. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13633