PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9064

Palabras clave:

Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.

Resumen

Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.

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Biografía del autor/a

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Paraná-UFPR), Licenciada em Geografia, especialista em Metodologia e prática do ensino da geografia regional e ambiental do Brasil, Tecnologias em Educação (UFPR), Educação Ambiental, mestra em Ciências Ambientais (UTFPR), professora da rede pública estadual do Paraná (SEED).

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Doutora em Ciências da Educação (Universidade de Santiago de Compostela). Profa. Adjunta da Universidade Federal do Paraná

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação (Universidade Federal do Paraná). Profa. Adjunta da Pontifícia Católica do Paraná – Escola de Educação e Humanidades.

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Publicado

2020-12-03

Cómo citar

Vieira, S. R., Torales Campos, M. A., & Saheb, D. (2020). PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9064

Número

Sección

Artigos