Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8789Palavras-chave:
Criança, Cinema Brasileiro Contemporâneo, ReligiãoResumo
Ao relacionar criança e religião no cinema brasileiro, o presente texto articula um posicionamento crítico-reflexivo a respeito da educação atual. Isso levanta uma pergunta: qual seria a diversidade que aproxima criança e religião no cinema nacional? Para exemplificar, os filmes selecionados foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001), ambos de Walter Salles; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado. No formato ensaio, o percurso metodológico elege a pesquisa empírica, qualitativa, de observar, descrever e discutir sobre essas películas, a partir dos estudos contemporâneos. O resultado demonstra a potencialidade desses filmes para a produção de conhecimento atrelada à produção de subjetividade na educação contemporânea.Downloads
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