Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8789Keywords:
Criança, Cinema Brasileiro Contemporâneo, ReligiãoAbstract
Ao relacionar criança e religião no cinema brasileiro, o presente texto articula um posicionamento crítico-reflexivo a respeito da educação atual. Isso levanta uma pergunta: qual seria a diversidade que aproxima criança e religião no cinema nacional? Para exemplificar, os filmes selecionados foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001), ambos de Walter Salles; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado. No formato ensaio, o percurso metodológico elege a pesquisa empírica, qualitativa, de observar, descrever e discutir sobre essas películas, a partir dos estudos contemporâneos. O resultado demonstra a potencialidade desses filmes para a produção de conhecimento atrelada à produção de subjetividade na educação contemporânea.Downloads
References
CANCLINI, N. G. O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: EdUSP, 2016.
EAGLETON, T. A morte de Deus na cultura. Rio de Janeiro: Record, 2016.
GARCIA, W. Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005.
GIANNETTI, E. Trópicos utópicos. São Paulo: Cia das Letras, 2016.
GUMBRECHT, H. U. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Unesp editora, 2015.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio : Apicuri, 2016.
PELBART, P. P. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2013.
POVÓAS, R. de C. A viagem de Orixalá: estrada de sagitário, caminhos de Orumilá. Ilheus: Editus, 2015.
SODRÉ, M. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
VILLAÇA, N. O consumo da cultura: comunicação e performance. São Paulo: Cores e Letras, 2018.
ŽIŽEK, S. Acontecimento: uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.