Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7806

Palabras clave:

Aprendizagem criativa, roteiros de final aberto em Scratch, comunidade virtual

Resumen

Este estudo é o resultado de uma investigação realizada com estudantes de licenciaturas quando expostos ao conceito de Aprendizagem Criativa e a linguagem de programação em blocos. Objetivando conhecer as potencialidades apresentadas pelos acadêmicos quando desafiados a elaborar estratégias de ensino para sua execução interdisciplinar atentando para a valorização cultural, empregamos como metodologia uma oficina de AC e posteriormente uma capacitação para utilizar a plataforma Scratch. Por meio desta, elaboraram produtos constituídos de projetos e roteiros como Objetos de Aprendizagem. Fora do ambiente de sala de aula, a comunicação entre os estudantes e os professores foi estabelecida por meio do Moodle, bem como pelo site de rede social Facebook. Como resultado, os 28 projetos elaborados podem ser considerados espécies de indicadores da AC que sugerem metodologias de trabalho inovadoras para o campo do ensino e da aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Carolina Campos Rodeghiero, CoCTec-UFPel Bolsista da CAPES Proc. Nº BEX 7329/15-6

Desenvolve pesquisa relacionada às aprendizagens conectada e criativa, contribuindo no gerenciamento de projetos para multiplicadores em programação, robótica e espaços maker no Brasil e em países do continente africano.

Rosária Ilgenfritz Sperotto, UFPel/PPGECM/PPGEMAT

Docente no Programa de Pós- Graduação em Educação PPGECM e PPGEMAT, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, educação a distância, subjetividade e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa CoCTec.

Christiano Martino Otero Ávila, UFPel/Centro de Engenharias

Professor da Ciência da Computação na UFPel Doutorando em Ciência da Computação

Citas

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Publicado

2018-05-31

Cómo citar

Rodeghiero, C. C., Sperotto, R. I., & Ávila, C. M. O. (2018). Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 188–207. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7806