As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola

Autores/as

  • Luciano Andreatta da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre/RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6455-5238
  • Silvana Castilhos Steyer Universidade do Minho. Minho, Portugal.
  • Maria Altina Silva Ramos Univerisidade do Minho. Minho, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7755

Palabras clave:

TIC's na Educação, Facebook, Educação infantil, Interação família-escola, Ensino e aprendizagem

Resumen

A revolução tecnológica a cada dia aumenta e transforma de forma significativa diversos setores da sociedade: econômicos, culturais, sociais e educacionais. Os meios tecnológicos, através da informática, se fazem presentes na sociedade moderna. As crianças pequenas não estão alheias a esta gama de informações que são disponibilizadas pelas TIC. As tecnologias promovem mudanças expressivas em toda a sociedade, e, consequentemente na educação, na qual devem estar presentes, pois instituem novas formas de comunicação e estimulam as já existentes. Neste contexto, este artigo, elaborado a partir da pesquisa de mestrado da autora, visa trazer uma contribuição para o campo educacional e analisar o interesse educativo do uso das TIC na Educação Infantil. Com isso busca-se lançar um olhar sobre as contribuições do grupo “Turminha Legal” no Facebook, para ligar família-escola em torno dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos pelo presente estudo corroboram a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar, e, consequentemente na educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Andreatta da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre/RS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, bem como liderando o Grupo de Pesquisa para Educação em Engenharia e em Ciências Exatas - GPEECE (www.gpeece.mat.br), cadastrado junto ao CNPq. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGQVS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado e ministra a disciplina de Metodologia. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC - Faculdade de Tecnologia e Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Maria Altina Silva Ramos, Univerisidade do Minho. Minho, Portugal.

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. (2008). Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. In: Educação, Formação e Tecnologias, PP 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt

AMANTE, Lúcia & FARIA, Adila. Escola e tecnologia digitais na infância. In: P. L. Torres (org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Coleção Agrinho, pp 412. 2014.

Belloni, M. L.. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. v. 3, Brasília. 1998.

FERREIRA, Jaques de Lima.; CÔRREA, Barbara Raquel & TORRES, Patrícia Lupion. O uso pedagógico da rede social facebook. In: Redes Sociais e Educação: desafios contemporâneos. (n.d.).

FERREIRA, P. M. P. G. Quadros Interactivos: novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens. Dissertação (Mestrado) - Instiututo de Educação, Universidade do Minho, 2009.

GERHARD, Tatiana Engel & SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. EAD – série educação a distância. Porto Alegre: UFRGS. 120p. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S. A. 2009.

JACOBSEN, Daniela Renata & SPEROTTO, Rossária Ilgenfritz. O facebook como um ambiente de aprendizagem colaborativa para o ensino da matemática. Aprendizagem Online: III Congresso Internacional TIC e Educação. (p. 1500). Lisboa: TicEDUCA. 2014.

LEITE, W. S. & DO RIBEIRO, C.A. N. (2012). A Inclusão das TICs na Educação Brasileira: Problemas e Desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación em Educación, 173-187. Recuperado em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281024896010

MARTINS, Laura. Facebook revela total de usuários de whatsApp, instagran, vídeos e mais. 2015. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/04/facebook-revela-total-de-usuarios-de-whatsapp-instagram-videos-e-mais.html. Acesso em: 26 set. 2015.

MEIRINHOS, Manuel & OSÓRIO, António. A colaboração em ambientes virtuais: aprender e formar no século XXI. Braga: Associação ArcaComum. 2014.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007

MOUTINHO, Tiago da Conceição. SIC K no facebook: dinamização e participação das crianças. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Multimédia), Agregação do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Avero. 2011. Disponível em: http://biblioteca.unifacef.com.br/link/?id=487292. Acesso em: 12 jun. 2015.

OLIVEIRA, E. S.; SALGADO, R. G. & NALLI, L. Informática e redes sociais: o que dizem as crianças sobre a fama e o facebook em contextos educativos? Challenges 2015: meio século de TIC na educação. p. 63-76, 2015

PESCE, L.. EAD - antes e depois da cibercultura. In: Cibercultura: o que muda na educação (p. 32). TV Escola/Salto para o Futuro, 2011.

RODRIGUES, Herik Zednik; TAROUCO, Liane Rochenbach & KLERING, Luis Roque Incorporação das TIC à gestão escolar e a prática pedagógica: indicadores para o desenvolvimento da e-Maturity. In: M. B. G. Silva & M. L. R. Flores, Formação a distância para gestores da educação básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul (p. 400). Porto Alegre: Evangraf. 2014.

SILVA, Bento. A tecnologia é uma estratégia. In: P. Dias & C. V. Freitas. Actas da II Conferência Internacional Desafios. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, pp. 839-859. 2001.

SILVA, Bento & CONCEIÇÃO, Silva Carla. Desafios do b-learning em tempos de cibercultura. In: M. B. Almeida; P. Dias & B. D. Silva, Cenários de inovação para a educação na sociedade digital (p. 187). Braga: Loyola. 2013.

SILVA, Marco. (org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola. 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Apresentação_SIED_EnPED_Marco%20silva.pdf. Acesso em: 18 dez. 2013.

VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Publicado

2019-01-29

Cómo citar

Costa, L. A. da, Steyer, S. C., & Ramos, M. A. S. (2019). As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 390–409. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7755