Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas

Autores/as

  • Viviane Castro Camozzato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7361

Palabras clave:

discurso, imagens corporais, pedagogias culturais

Resumen

O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas (Uergs/CNPq) e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO). Coordenadora de área do Pibid, no subprojeto de Pedagogia da Uergs Bagé.

Citas

COSTA, Marisa Vorraber. Velhos temas, novos problemas – a arte de perguntar em tempos pós-modernos. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (Orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.199-214.

DAMICO, José Geraldo Soares. “Quantas calorias eu preciso [gastar] para emagrecer com saúde?” Como mulheres jovens aprendem estratégias para cuidar do corpo. Porto Alegre: UFRGS, 2004. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GROS, Frédéric. Situação do curso. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p.613-661.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p.35-86.

LARROSA, Jorge. Educação e diminuição. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.265-294.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.25, n.2, p.59-75, jul/dez 2000.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Práticas narrativas como espaço de construção das identidades sociais: uma abordagem socioconstrucionista. In: RIBEIRO, Branca Telles; LIMA, Cristina Costa; DANTAS, Maria Tereza Lopes (Orgs.). Narrativa, identidade e clínica. Rio de Janeiro: Edições IPUB/CUCA, 2001. p.55-71.

ORTEGA, Francisco. Da ascese à bio-ascese ou do corpo submetido à submissão ao corpo. In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzchianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.139-173.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Textos e Diferenças. Leitura em REVISTA. Ijuí, n.3 jan//jun 2002.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Camozzato, V. C. (2017). Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 7–24. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7361

Número

Sección

Dossiê temático