As ambiguidades nos atos performativos dos rapazes negros estudantes: possibilidades para uma educação libertadora
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.7062Palabras clave:
Atos performativos, Contexto escolar, Gênero, MasculinidadesResumen
O artigo escrito por três mulheres pesquisadoras, educadoras e negras buscou compreender como os jovens negros reinterpretam as brincadeiras infantis na construção de suas masculinidades, mediante a reconstrução das narrativas destes rapazes, no âmbito de um grupo focal desenvolvido no contexto escolar soteropolitano. Na analise destas narrativas foi possível identificar que a brincadeira de luta ou a briga é mais praticada por eles, embora tivessem elencado o pega-pega, futebol, rasteira, handebol, esconde-esconde, os desenhos animados animes, papai e mamãe. Na interpretação sobre a luta reportou-se a outras dimensões que se coloca na ambiguidade entre o natural e cultural (aprendizado), daí a possibilidade de apostar nas zonas dos interstícios, enfrentando a moralidade da maioria, tendo como conteúdo a ser trabalhado as diversidades das próprias vivências. Embora, o foco de análise centra-se nas narrativas destas vivências, foi considerado as lógicas de opressão da desigualdade de classe, do racismo, do sexismo e da heteronormatividade estruturadas e estruturantes destas vivências.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-07-15
Cómo citar
Messeder, S. A., França, E. S. da C., & Lima, M. N. M. de. (2017). As ambiguidades nos atos performativos dos rapazes negros estudantes: possibilidades para uma educação libertadora. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 191–209. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.7062
Número
Sección
Artigos
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.