Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6730

Palabras clave:

feminilidade, pedagogia, publicidade

Resumen

Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saionara Vitória de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Graduada em Letras Português-Inglês (FURG), especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (FURG), Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (FURG)

Raquel Pereira Quadrado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestrado em Educação Ambiental pela FURG e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Em 2016 realizou Pós-doutorado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), com a orientação da Professora Doutora Maria Filomena Rodrigues Teixeira. Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). Tem experiência na área de Educação, Educação para a Sexualidade e Educação em Ciências, com ênfase na formação inicial e continuada de professores.

Citas

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.39, n.2, abr/jun. 2014. p.573-593.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Entre a pedagogia legisladora e as pedagogias intérpretes. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo; v.21, n.61, 2015.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais: para além das fronteiras disciplinares. In:_____(Org.) Estudos Culturais em Educação: mídia,arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.p. 13-36.

COSTA, Marisa Vorraber; ANDRADE, aula Deporte. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. In: 36º RN ANPED, Goiânia, out. 2013. GT 16 “Educação e Comunicação”.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Cultura, Culturas e Educação. n. 23, p.26-61, maio/jun./jul./ago. 2003.

ESCOSTEGUY , Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz. O que é, afinal, Estudos Culturais. Belo Horizonte: Autêntica. 2004. p.133-166

GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, GAUCIRA et al (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 28-40.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ : Vozes, 1997.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu da (org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas e educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 23-45.

REVISTA TODATEEN. Disponível em: <http://www.todateen.uol.com.br> acesso em: mar. 2016.

SANTOS, Daniela Barsotti; SILVA, Rosalina Carvalho da. Sexualidade e normas de gênero em revistas para adolescentes brasileiros. Saúde soc. vol.17 no. 2 São Paulo Apr./June 2008.Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902008000200004> acesso em: 18 mar. 2016

SIBILIA, Paula. Eu, eu, eu...você e todos nós. In: ______. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 7-28.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SODRE, Márcia Luiza Machado Figueira. Representações do corpo adolescente feminino na Revista Capricho: saúde, beleza e moda. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós- Graduação em Ciências do Movimento Humano. UFRGS, 2003.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

de Almeida, S. V., & Quadrado, R. P. (2017). Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 146–163. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6730

Número

Sección

Dossiê temático