Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6730Palabras clave:
feminilidade, pedagogia, publicidadeResumen
Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.Descargas
Citas
CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.39, n.2, abr/jun. 2014. p.573-593.
CAMOZZATO, Viviane Castro. Entre a pedagogia legisladora e as pedagogias intérpretes. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo; v.21, n.61, 2015.
COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais: para além das fronteiras disciplinares. In:_____(Org.) Estudos Culturais em Educação: mídia,arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.p. 13-36.
COSTA, Marisa Vorraber; ANDRADE, aula Deporte. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. In: 36º RN ANPED, Goiânia, out. 2013. GT 16 “Educação e Comunicação”.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Cultura, Culturas e Educação. n. 23, p.26-61, maio/jun./jul./ago. 2003.
ESCOSTEGUY , Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz. O que é, afinal, Estudos Culturais. Belo Horizonte: Autêntica. 2004. p.133-166
GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, GAUCIRA et al (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 28-40.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ : Vozes, 1997.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu da (org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas e educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 23-45.
REVISTA TODATEEN. Disponível em: <http://www.todateen.uol.com.br> acesso em: mar. 2016.
SANTOS, Daniela Barsotti; SILVA, Rosalina Carvalho da. Sexualidade e normas de gênero em revistas para adolescentes brasileiros. Saúde soc. vol.17 no. 2 São Paulo Apr./June 2008.Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902008000200004> acesso em: 18 mar. 2016
SIBILIA, Paula. Eu, eu, eu...você e todos nós. In: ______. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 7-28.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SODRE, Márcia Luiza Machado Figueira. Representações do corpo adolescente feminino na Revista Capricho: saúde, beleza e moda. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós- Graduação em Ciências do Movimento Humano. UFRGS, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.