Folclore na escola: uma pronúncia de mundo
Palabras clave:
Folclore, escola, literatura, cultura da infânciaResumen
A proposta deste artigo tem como ponto de partida o possível diálogo entre a vivência com a literatura e algumas tramas do tecido escolar: a linguagem, a memória e a narrativa. Isto objetivando mostrar o aluno e o professor como sujeitos das suas próprias histórias e autores/atores das suas palavras. Busca-se então uma postura pedagógica que propicie a inclusão da prática da linguagem e, sua consequente pluralidade de textos orais e escritos; traçando como objetivo enfatizar o direito do educador e do educando à leitura de mundo na escola. Proponho assim uma leitura literária dialogada, na qual narradores e leitores se alternem na guarda e na recuperação da narrativa e da memória individual e coletiva.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-10-24
Cómo citar
Porto, P. (2016). Folclore na escola: uma pronúncia de mundo. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 309–330. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/6126
Número
Sección
Artigos
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.