Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
Palabras clave:
Masculinidades, sexualidades, jogos/brincadeiras, educação infantilResumen
Este artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-10-24
Cómo citar
da Silva Júnior, P. M. (2016). Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 257–272. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/6123
Número
Sección
Artigos
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.