Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5558Palabras clave:
Educação Infantil, perspectiva histórico-cultural, leitura fruiçãoResumen
O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.Descargas
Citas
ASBAHR, F. da S. F. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.2, p. 265-272. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0265.pdf> Acesso em: 11 nov. 2014.
BELMIRO, C. A. Entre modos de ver e modos de ler, o dizer. Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.4, p. 105-131. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/05.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.
BOLOGNESI, P. M. S. Rodas de leitura na escola: do envolvimento dos alunos aos processos de reflexão. 2012. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05062012-115930/> Acesso em: 19 abr. 2015.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
COLAÇO, V. de F. R. et al. Estratégias de mediação em situação de interação entre crianças em sala de aula. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2007, vol.12, n.1, p. 47-56. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v12n1/a06v12n1.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.
CORDÃO, T. S. R.; AZEVEDO, H. H. O. (orientadora). Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade. 2013. 202 fl. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Aplicadas, Pós-Graduação em Educação.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda; ANJOS, Margarida dos; FERREIRA, Marina Baird. Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação e edição Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2001.
GERALDI, J. W. Prática da leitura na escola. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006.
GOMES, C. A. V. O lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: implicações educacionais. Psicol. estud. [online]. 2013, vol.18, n.3, p. 509-518. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n3/v18n3a11.pdf> Acesso em 11 nov. 2014.
MACHADO, L. V.; FACCI, M. G. D.; BARROCO, S. M. S. Teoria das emoções em Vigotski. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.4, p. 647-657. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n4/a15v16n4.pdf> Acesso em: 11 nov. 2014.
MARTINS, L. M.; EIDT, N. M. Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.4, p. 675-683. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n4/v15n4a02.pdf> Acesso em: 11 nov. 2014.
RAMOS, F. B.; NUNES, M. F. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educ. rev. [online]. 2013, n.48, p. 251-263. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n48/n48a15.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.
REGO, C. T. Vigotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda, 2014.
SILVA, S. M. C. da; ALMEIDA, C. M. de C.; FERREIRA, S. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.2, p. 219-228. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n2/a05v16n2.pdf> Acesso em: 14 nov. 2014.
SMOLKA, A. L. Apresentação e comentários. VIGOTSKI, L. S. (Lev Semenovich). Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotski; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, L. S. (Lev Semenovich); COLE, Michael (Orgs.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182 p.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotski; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.
________. Pensamento e linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1993. Xviii, 135 p.
ZANOLLA, S. R. S. O conceito de mediação em Vigotski e Adorno. Psicol. Soc., Abr 2012, vol.24, no.1, p.5-14. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24n1/02.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.