Entre o sagrado e o profano: as crianças contam outras histórias de caxambu, flechas, água e escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8777Keywords:
crianças, sagrado, profanoAbstract
O artigo tem por objetivo colocar em cena, imagens de crianças em seus entrecruzamentos com o sagrado e o profano, adulto e criança, privado e público. Nesses cruzamentos, vivendo heterotopias de si, as crianças não reivindicam as políticas de inclusão com saberes colonizadores que buscam capturar a raridade da vida. As crianças, o sagrado e o profano em encontro, produzem neste trabalho deslocamentos epistemológicos e fazem como força-convite em seu aparecimento que possamos acolher sua raridade. O artigo se vale de experiências em viagem cruzada pela academia e práticas religiosas que desconfiam da norma e do poder colonizador retroalimentado. Em deslizes teóricos e metodológicos, como aposta política fazemos a convocação para que deixemos que as crianças possam viver uma vida no deslizamento entre o sagrado e o profano. Abstract: This paper aims to put on scene, children’s images between their crosslinks with the sacred and the profane, adult and child, private and public. At these crossing, living their own heterotopias, children don't claim inclusion policies with colonizing knowledge that seek to capture the rarity of life. The children, the sacred and the profane in encounter, produce at this work(paper) epistemological displacement and make as inviting force in their appearance so that we can welcome their rarity. The paper is based on cross-travel experiences by the academy and religious practices that distrust the norm and the colonizer power.In theoretical and methodological sliding as a political bet, we call children to live a life sliding between the sacred and the profane. Keywords: children; sacred, profane Keywords: children; sacred, profaneDownloads
References
ALVIM, Davis Moreira; Mação, Izabel Rizzi. Uma filosofia das crianças: forças, meios e invenções. In: RODRIGUES, Alexsandro (Org.) Crianças em dissidências: narrativas desobedientes da infância. Salvador: Editora Devires, 2018. p. 71-85.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando uma vida é possível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. São Paulo: Boitempo, 2017.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. Petrópolis/RJ: Vozes,
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo. n-1 Edições,
FOUCAULT, Michel. O anti-édipo: uma introdução a uma vida não fascista. Escola Nômade de Filosofia. Disponível em: http://escolanomade.org/2016/02/22/o-anti-edipo-
uma-introducao-a-vida-nao-fascista/. Acesso em: 14 fev. 2018
GALLO, Silvio; RODRIGUES, Alexsandro. Sexualidades e infâncias: (des)viar conversas que afirmam uma infância, para fiar preocupações com a novidade da criança em aparecimentos. In: RODRIGUES, Allan; BERLE, Simone; KOHAN, Walter (Orgs.). Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiências. Belo Horizontes: Autêntica, 2015.
OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Candomblé de Ketu e Educação: estratégias para o empoderamento da mulher negra. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
PIEDADE, Vilma. Dororidade. São Paulo: Editora Nós, 2017.
SOUZA, Leonardo Lemos; SALGADO, Raquel Gonçalves; MAGNABOSCO, Molise de Bem. A vida pode ser escrita por linhas tortas: quando infâncias, gênero e sexualidades interrogam o desenvolvimento. In: RODRIGUES, Alexsandro (Org.). Crianças em dissidências: narrativas desobedientes da infância. Salvador: Editora Devires, 2018. p. 149-166.
VERGER, Pierre. Notas sobre o culto aos orixás e voduns. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.