Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8308Keywords:
Trajetos formativos, Docência e Gênero, Imaginário Social.Abstract
Este artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.Downloads
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