Filhos transgêneros merecem aceitação, respeito e amor: análise da reportagem do site dicas de mulher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6859

Keywords:

Artefatos Culturais, Gênero, Transexualidade

Abstract

O presente trabalho é resultante das pesquisas que temos realizado na dissertação mestrado que visa investigar como as crianças trans estão sendo (re)produzidas pelas mídias digitais. A partir desse estudo, temos como proposta neste artigo analisar uma reportagem do site Dicas de Mulher, que apresenta uma matéria a respeito dos/as filhos/as transgêneros/as. Por meio desse artefato cultural é que vamos investigar que tipos de leituras estão presentes nesse site que têm como propósito auxiliar mulheres nas mais variadas instâncias sociais, além de, analisar como estão sendo discutidas as questões de gênero. Através desse artefato é importante também pensarmos a educação para além da escola: que espaços são esses que também educam os sujeitos? Que locais essas pedagogias culturais estão inseridas e se fazendo valer de ensinamentos diários sobre “a vida”, sobre a constituição e valores de um sujeito?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ariane Pickersgill Arana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Dom Bosco (2015) e Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU (2016)

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Doutora em Educação em Ciências, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Associação Ampla FURG, UFRGS E UFSM) (2012). Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS (2009) e graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado na FURG (2006). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do PPG Educação em Ciências: química da vida e da saúde (FURG) e do PPG Educação (FURG). Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad - GIES, composto pelas seguintes instituições Universidad de Castilla-La Mancha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Universidad de Córdoba, Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola-FURG

References

BENETTI, Mayara. Filhos Transgêneros merecem aceitação, respeito e amor. Site, Dicas de Mulher. Fev.2016. Disponível em: <http://www.dicasdemulher.com.br/filhos-transgeneros/> Acesso em: 20 de Mar. 2016.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2006.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do Presente. Educação e Realidade, Porto alegre, v.39, n.2, p. 573-593, abr./jun. 2014. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/edu_realidade>.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, nº 23, maio-ago, 2003, pp. 36-61. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro, Brasil.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 4. ed Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo, Editora Loyola, 1998. (Leituras Filosóficas)

GIROU, Henry A. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomas Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005, p.132-158.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Análises Culturais – um modo de lidar com histórias que interessam à educação. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2007.

Published

2018-05-31

How to Cite

Arana, A. P., & Magalhães, J. C. (2018). Filhos transgêneros merecem aceitação, respeito e amor: análise da reportagem do site dicas de mulher. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 335–350. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6859