Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural

Authors

  • Camila Magalhães Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Virgínia Tavares Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Gisele Ruiz Silva Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6843

Keywords:

Homem-Natureza. Representação. Pedagogia Cultural.

Abstract

O artigo analisa as representações de homem e de natureza que circulam nos filmes de animação da série Madagascar produzidos nos anos de 2005, 2008 e 2012. Tem como objetivo discutir o modo como são produzidas certas verdades a respeito da relação entre homem e natureza e a forma como estas instituem determinados modos de ser sujeito na contemporaneidade. Assumimos como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais na vertente pós-estruturalista, operando modestamente com o conceito de problematização desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault, traçando uma interlocução com autores do campo da Educação Ambiental. As análises do corpus empírico indicam a mídia cinematográfica como produtivo artefato da cultura que, numa sociedade atravessada por certa vontade de pedagogia, reforça o papel central ocupado pelo homem na relação que estabelece com a natureza, reatualizando o ideal moderno antropocêntrico.

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Author Biographies

Camila Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Virgínia Tavares Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Música. Mestre e Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Pedagoga. Mestre e Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bolsista CAPES.

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Published

2017-07-15

How to Cite

Magalhães, C., Vieira, V. T., & Silva, G. R. (2017). Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 59–73. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6843

Issue

Section

Dossiê temático