<b>Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica</b>

Authors

  • Zena Martins
  • Marta Elias Ribeiro de Oliveira
  • Alexandre Marafon Favero
  • Pedro Farage Assunção
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger

Keywords:

Educação, Capacitação de professores, CAPES.

Abstract

The teacher training of Brazilian Basic Education is a very important issue for the quality of education, therefore, the aim of this study is to present the results of a query made in 2010 to Pro-Chancellors of Higher Education Institutions to subsidize the fostering policy of Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education - CAPES to the teachers of public (municipal and state) basic education of the Education area. Ninety four questionnaires were administered and 68 graduate programs provided data of 1.055 teachers that work in Basic Education, which represents 22% of all students. After analyzing the data on the support received for the completion of the master level, has been observed that only 6.8% of the municipal teachers receive some form of support, while nearly 11% of state teachers are supported. Thus, it is concluded that there are few teachers receiving support to study.

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Author Biographies

Zena Martins

Doutoranda em Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em associação com a UFSM e a FURG. Graduada em Comunicação Social e Relações Públicas pelo IESB – Brasília – DF. Servidora Pública Federal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Marta Elias Ribeiro de Oliveira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social e Relações Públicas pelo IESB – Brasília – DF. Servidora Pública Federal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, marta.oliveira@capes.gov.br.

Alexandre Marafon Favero

Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Servidor Público Federal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, alexandre.favero@capes.gov.br

Pedro Farage Assunção

Aluno de graduação do curso de Estatística da Universidade de Brasília – UnB.

Maria Rosa Chitolina Schetinger

Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná/PR. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, trabalha no Centro de Ciências Naturais e Exatas no Departamento de Química. É orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica. Pesquisadora em áreas como enzimologia, toxicologia e educação.

Published

2012-05-25

How to Cite

Martins, Z., Oliveira, M. E. R. de, Favero, A. M., Assunção, P. F., & Schetinger, M. R. C. (2012). <b>Pós-graduação e educação básica brasileira: uma iniciativa da CAPES para subsidiar a política de fomento da rede públicaaos professores de educação básica</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 81–92. Retrieved from https://seer.furg.br/momento/article/view/2419

Issue

Section

Dossiê temático