REFLEXÕES ACERCA DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ALUNOS(AS) SURDOS(AS) E OUVINTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9523Palavras-chave:
Estudos Surdos. Identidade/diferença. Relação surdos-ouvintes. Escola.Resumo
Este artigo problematiza algumas práticas de interação e elementos sociais/educacionais que contribuem com as aproximações e/ou distanciamentos entre alunos/as surdos/as e ouvintes em uma escola declarada inclusiva na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, fundamenta-se em reflexões sobre a política de inclusão e os Estudos Surdos. O procedimento metodológico envolveu observações, seguido de registros sobre a legitimação de identidades e diferenças em meio à luta por (re)significação social, especificamente, dos/as alunos/as surdos/as. Os resultados evidenciaram, simultaneamente, rupturas, resistências, tensões e desafios vividos pelos sujeitos protagonistas deste estudo, os quais demonstraram que a capacidade de construção de suas identidades se baseia em um processo de associação e/ou dissociação entre grupos surdos e ouvintes.Downloads
Referências
BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação de surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: EDUSP, 1984.
CAMATTI, Liane; LAZZARIN, Márcia L. L. Cultura e comunidade surda: intersecções e emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço escolar. Revista Educação Especial. Santa Maria. v. 23, n. 36, p. 91-102, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 03 jan. 2019.
CARBONNELL, Jaume. Pedagogias do Século XXI: bases para inovação educativa. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
DORZIAT, Ana (Org.). Estudos Surdos: diferentes olhares. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.
FERREIRA, Windyz B.; MARTINS, Regina Coeli B. De docente para docente: práticas de ensino e diversidade para a educação básica. São Paulo: Summus, 2007.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem precisa da Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 103-130.
LUZ, Renato D. Cenas Surdas: os surdos terão lugar no coração do mundo? São Paulo: Parábola, 2013.
MAHER, Terezinha M. Sendo índio em português.... In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado das Letras/FAPESP/FAEP, 2001. p. 115-138.
MINAYO, Maria C. de S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PERLIN, Gladis; MIRANDA, Wilson. Surdos: o narrar e a política. Revista Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 217-226, 2003.
QUADROS, Ronice M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
ROMÁRIO, Lucas; DORZIAT, Ana. Cultura surda na “escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surda. Revista Educação e Cultura contemporânea. Rio de Janeiro. v. 15, n. 40, p. 317-342, jul./set. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/44/47965056. Acesso em: 03 jan. 2019.
SANTANA, Ana Paula [et al]. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Revista Educação e Sociedade Campinas, vol. 26, n. 91, p. 565-582, maio/ago. 2005.
SILVA, Tomaz T. da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: Problematizando a Normalidade. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 7-32.
STROBEL, Karin L. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2018.
VALLE, Lutiere D. A potência edu(vo)cativa das imagens fílmicas na (con)formação de gênero: experiências de aprendizagem a partir do cinema. In: LISBOA, Flavia F.; SILVA, Thomas J. S. (Orgs.). Cultura e identidade: subjetividades e minorias sociais. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018, p.165-183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.