Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?

Autores

  • Eliane Quincozes Porto Instituto Federal Farroupilha, IFRS. Santa Maria/RS, Brasil.
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha, IFRS. Santa Maria/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8308

Palavras-chave:

Trajetos formativos, Docência e Gênero, Imaginário Social.

Resumo

Este artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.

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Biografia do Autor

Eliane Quincozes Porto, Instituto Federal Farroupilha, IFRS. Santa Maria/RS, Brasil.

Docente Educação Especial - AEE do Instituto Federal Farroupilha, Campus Julio de Castilhos. Graduada em Educação Especial (UFSM), e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM)

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha, IFRS. Santa Maria/RS, Brasil.

Docente de Pedagogia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari, Doutor e Mestre em Educação (UFSM)

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Porto, E. Q., & Brancher, V. R. (2019). Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 192–211. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8308