A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense

Autores

  • Joana d'Arc Vasconcelos Neves UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -UFPA
  • Norma Cristina Vieira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Nivia Maria Vieira Costa INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ IFPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049

Palavras-chave:

Representações Sociais, Identidade Docente, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.

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Biografia do Autor

Joana d'Arc Vasconcelos Neves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -UFPA

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), Universidade Federal do Pará (UFPA) /Campus Bragança. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA) , e membro pesquisadora nos Grupos: de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia –GEPERUAZ e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Educação –. GEPJURSE

Norma Cristina Vieira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professora Adjunta e Diretora da Faculdade de Educação (FACED), UFPA/Campus de Bragança. Professora do programa de Pós-graduação em Linguagem e Saberes da Amazônia. Doutorado e Mestrado em Biologia Ambiental. Especialista em Violência doméstica contra crianças e adolescentes. Coordena o Grupo de estudos em Educação Ambiental (GUEAM) - FACED/UFPA\Campus de Bragança. Integra como pesquisadora o Grupo de estudos socioambiental costeiro (ESAC)- FACED/UFPA\Campus de Bragança. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Nivia Maria Vieira Costa, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ IFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - NPADC / UFPA (2007) , Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/ Campus Bragança; Membro da Comissão de Regimento Interno e PPP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Representante Docente da CPA Institucional/ IFPA; Agente do Observatório Nacional - INEP; Membro do Colegiado e NDE do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Pará/ Campus Bragança; Membro Colegiado de Pós-grad. em Ciência Ambientais do IFPA; Líder do grupo de pesquisa ETTHOS do IFPA/ Campus Bragança; Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Interinstitucional Paulo Freire: Diversidade e Educação ( IFPA e UFPA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Educação, Educação Profissional, Paulo Freire na Educação, Educação Inclusiva, Etnofísica, Saberes da Amazônia e Educação do Campo.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Neves, J. d’Arc V., Costa, N. C. V., & Costa, N. M. V. (2018). A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 299–318. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049