As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola

Autores

  • Luciano Andreatta da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre/RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6455-5238
  • Silvana Castilhos Steyer Universidade do Minho. Minho, Portugal.
  • Maria Altina Silva Ramos Univerisidade do Minho. Minho, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7755

Palavras-chave:

TIC's na Educação, Facebook, Educação infantil, Interação família-escola, Ensino e aprendizagem

Resumo

A revolução tecnológica a cada dia aumenta e transforma de forma significativa diversos setores da sociedade: econômicos, culturais, sociais e educacionais. Os meios tecnológicos, através da informática, se fazem presentes na sociedade moderna. As crianças pequenas não estão alheias a esta gama de informações que são disponibilizadas pelas TIC. As tecnologias promovem mudanças expressivas em toda a sociedade, e, consequentemente na educação, na qual devem estar presentes, pois instituem novas formas de comunicação e estimulam as já existentes. Neste contexto, este artigo, elaborado a partir da pesquisa de mestrado da autora, visa trazer uma contribuição para o campo educacional e analisar o interesse educativo do uso das TIC na Educação Infantil. Com isso busca-se lançar um olhar sobre as contribuições do grupo “Turminha Legal” no Facebook, para ligar família-escola em torno dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos pelo presente estudo corroboram a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar, e, consequentemente na educação infantil.

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Biografia do Autor

Luciano Andreatta da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre/RS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, bem como liderando o Grupo de Pesquisa para Educação em Engenharia e em Ciências Exatas - GPEECE (www.gpeece.mat.br), cadastrado junto ao CNPq. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGQVS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado e ministra a disciplina de Metodologia. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC - Faculdade de Tecnologia e Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Maria Altina Silva Ramos, Univerisidade do Minho. Minho, Portugal.

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Costa, L. A. da, Steyer, S. C., & Ramos, M. A. S. (2019). As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 390–409. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7755