EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO:
CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA FORMAÇÃO HUMANIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17728Palavras-chave:
Educação Física, Formação humaizada, escuta sensívelResumo
Desenvolvido a partir das experiências produzidas em um projeto de Extensão Universitária denominado de Práticas Pedagógicas de Educação Física Adaptadas para Pessoas com Deficiência, vinculado ao Laboratório de Educação Física Adaptada da Universidade Federal do Espírito Santo-LAEFA/CEFD/UFES, tem como objetivo problematizar a potência dos processos formativos e permanentes de professores/as, por meio da escuta sensível, sustentada pela perspectiva humanizada, a partir das ações que ocorrem no projeto. A pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, revela momentos de planejamento pedagógico e problematizações emergentes/fundantes constituídas pela escuta sensível. O caminho metodológico percorrido, possibilita na descrição das ações, captar significados e analisar interações, sem desvinculá-los do contexto em que se manifestam. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por uma coordenadora (professora doutora); uma professora graduada em Educação Física, quatro bolsistas em processo de formação, oriundos do curso de Graduação em Educação Física; quatro estagiários/as, também da Graduação em Educação Física; dois mestrandos/as e três doutorandas, que sistematizavam o planejamento coletivamente nas reuniões. Concluímos que a formação permanente, balizados por princípios humanizadores, democráticos, críticos, éticos, estéticos e amorosos, fomenta o protagonismo dos envolvidos, favorecendo, assim, à promoção de práticas pedagógicas inclusivas.
Downloads
Referências
BARBIER, Renè. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
BARBIER, René. Abordagem Transversal nas Ciências Humanas e em Educação: Mudança Paradigmática e Pesquisa-Ação. Conferência. Tradução em português da Profª. Drª. Hélène Leblanc – Faculdade de Educação/UnB Transcrição do audiovisual em português da Profª. Dra. Rita Carolina Vereza Bruzzi. Universidade de Brasília - UnB / Faculdade de Educação - FE, Brasília-DF, 2000.
COIMBRA, Camila Lima. Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos?. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432020000100604&lng=pt&nrm=iso. Epub 12-Fev-2020. ISSN 2175-6236. Acesso em 20 març.2024.
DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física . Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 1, p. 61–80, 2004. DOI: 10.1590/S1807-55092004000100006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551. Acesso em: 30 jun. 2024.
ESTÉVEZ, Pablo René. El papel de los valores estéticos en la formación cultural integral de la personalidad. Estúdios Culturales, Casa de Investigaciones y Promoción Cultural “Samuel Feijóo”, Santa Clara. V.1, n.1, 2006, p.14-20.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Liberdade: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. Disponível em: https://appsindicato.org.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/. Acesso em: 20 mai. 2024.
FREIRE, Paulo. Política e educação. Indaiatuba: Villa das Letras Editora, 1993a.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 1993b.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas - São Paulo: EPU, 2013.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PONTES, Rosana Aparecida Ferreira; CANCHERINI, Ângela; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A escuta sensível como instrumento metodológico na formação inicial de docentes. Revista Camine: Cam. Educ., Franca, São Paulo, v. 4, n. 2, 2012.
AUTOR 3; BONFAT, Daniela Lima; SILVA, Erineusa Maria da; CHICON, José Francisco; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos de. O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos? Práxis Educativa, vol. 12, n. 2, p. 356-372, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8792. Acesso em 06.06.24
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. Trad. M. Resende, Lisboa, Antídoto, 1979. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.