HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E USO DE LÍNGUA NAS PROPOSIÇÕES DE QUATRO CURRÍCULOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14374

Palavras-chave:

Metalinguagem. Currículo. Língua de Sinais.

Resumo

Este trabalho apresenta uma descrição de aspectos gerais de quatro currículos de Libras elaborados por municípios do estado do Rio Grande do Sul e do estado de São Paulo: Rio Grande, Canoas, Guarulhos e São Paulo. São apresentadas as proposições para a Libras nestes documentos e feita uma análise de como elas abordam as habilidades metalinguísticas e o uso da língua. Os documentos analisados refletem uma direção apontada pelos estudos surdos e pelos estudos linguísticos atuais com relação ao aprofundamento dos objetivos de ensino de línguas de sinais como primeira língua. A relação entre objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados ao uso e à metalinguagem revelou preponderância daqueles voltados às habilidades metalinguísticas em dois dos documentos. As peculiaridades desses quatro documentos os tornam diferentes, mas em consonância com a BNCC ao realizarem suas proposições de acordo com suas realidades locais sem deixar de lado as orientações do documento federal e o estado da arte na área.

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Biografia do Autor

Felipe Venâncio Barbosa, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Reabilitação Humana pela Universidade de São Paulo, Professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, SP-Brasil.

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Venâncio Barbosa, F. (2022). HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E USO DE LÍNGUA NAS PROPOSIÇÕES DE QUATRO CURRÍCULOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 199–224. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14374