Aprendizagem baseada em problemas no Ensino de Ciências
Estratégia didática aplicada em escola no município de Tucuruí/PA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16550Palavras-chave:
Educação básica, Contextualização, Educação AmbientalResumo
Problem-based learning in science teaching: didactic strategy applied in a school in the city of Tucuruí/PA
Em consonância às crescentes mudanças no sistema educacional do Brasil, esta pesquisa vislumbra demonstrar os benefícios e possíveis desafios na implementação do método ativo aprendizagem baseada em problemas (ABP) no ensino de Ciências. Os procedimentos metodológicos deste trabalho foram fundamentados com base na pesquisa qualiquantitativa, sendo esta realizada com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental, na cidade de Tucuruí-PA. Os principais objetivos foram verificar a viabilidade da metodologia utilizada, alertando acerca da importância da preservação ambiental da floresta amazônica, para isso, foi necessário fazer uso da contextualização com situações vivenciadas na própria localidade. A aplicação foi efetuada mediante etapas definidas previamente dentro dos parâmetros do método empregado, os resultados foram verificados sob a luz da análise textual discursiva (ATD), desta maneira, foi possível compreender a perspectiva dos alunos participantes a respeito da temática e aplicação realizada, agregando valores sociais a pesquisa. É interessante ressaltar a relevância de abordagens interdisciplinares, que correlacionem o conteúdo estudado com as vivências dos alunos, contextualizando com situações ocorridas no meio onde estão inseridos.
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