Educação ambiental crítica
estudo sobre o uso do cinema ambiental nas escolas municipais de Dourados/MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16066Palavras-chave:
Cinema Ambiental., Educação Ambiental Crítica., Escolas públicas., Dourados.Resumo
Critical environmental education: study on the use of environmental cinema in municipal schools in Dourados/MS
O estudo verificou a utilização do cinema ambiental como instrumento para a promoção da educação ambiental crítica nas escolas públicas municipais de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O objetivo geral foi investigar o uso do cinema como instrumento de educação ambiental crítica nas escolas. E o objetivo específico consistiu em pesquisar sobre a concepção do/as educadores/as sobre o tema. Foi realizada uma abordagem qualitativa através de entrevistas semiestruturadas em 24 (vinte e quatro) escolas. A pesquisa permitiu concluir que o cinema não é utilizado de maneira crítica, mas tão somente como um recurso secundário, comprometendo a implantação e promoção da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipadora e transformadora.
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