Educomunicação socioambiental e pandemia

o que você vê da janela da sua casa sobre o meio ambiente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14602

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educomunicação, Emergência climática

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de Mestrado intitulada “Educomunicação socioambiental – narrativas da periferia”, apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso. Realizada em uma escola da periferia de Cuiabá-MT entre março de 2020 e setembro de 2021, a investigação contou com fomento do  Edital 52/2020 PROPES/IFMT e está inserida na Rede Internacional de Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA) e no Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina (GEAC/IFMT). Com base na realidade das aulas pela internet durante a pandemia da covid-19, o objetivo deste trabalho é demonstrar a percepção de estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença sobre o fenômeno da emergência climática e a sua relação com o meio ambiente, com base na produção de conteúdo midiático em foto e vídeo. A metodologia utilizada neste estudo está calcada no estudo de caso, cujo substrato é o desenvolvimento de processos formativos sobre produção comunicacional e as questões ambientais contemporâneas, e na intervenção nesta escola de periferia de Cuiabá-MT. Como resultado, observamos que o debate sobre o clima ocorreu na perspectiva das percepções dos estudantes sobre o que é meio ambiente e suas mudanças na realidade de cada participante. Concluímos que o cenário da pandemia impossibilitou a ampliação da partilha de saberes, se comparado ao modo presencial com rodas de conversas freireanas, por exemplo. Todavia, os encontros virtuais com os estudantes os motivaram a querer estender as conversas sobre o meio ambiente.

 

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Biografia do Autor

Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso, mestra em Ensino, bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e licenciada em Letras. Docente da Escola Estadual Manoel Cavalcanti. E-mail:marcelacrbrito@gmail.com.

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT)

Doutor e mestre em Educação e pedagogo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGen-IFMT), líder GEAC/IFMT. E-mail: ronaldo.senra@svc.ifmt.edu.br.

Thiago Cury Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação, mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: thiago.luiz@ufmt.br.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Ribeiro Brito, M. C., Feitoza Senra, R. E. ., & Cury Luiz, T. (2022). Educomunicação socioambiental e pandemia: o que você vê da janela da sua casa sobre o meio ambiente? . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–22. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14602

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática