Educação ambiental dialógico-problematizadora: uma análise do processo de empowerment de alunos jovens e adultos da casa-escola da pesca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.10979

Palavras-chave:

Investigação-ação. Conflitos socioambientais. Pesca artesanal.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise sobre o processo de empowerment promovido com alunos jovens e adultos da Casa-Escola da Pesca por meio de ações de educação ambiental desenvolvidas em parceria com o Ecomuseu da Amazônia a partir de conflitos socioambientais relacionados à pesca artesanal. Realizamos entrevista com a Coordenadora Pedagógica da escola versando sobre alguns indicadores individuais e coletivos de empowerment construídos pelos alunos. Foi avaliado o desempenho dos mesmos durante exposição de trabalhos orientados pela equipe na III Mostra de Saberes, Fazeres e Sabores do Pescado. Os resultados alcançados indicaram a ocorrência de empowerment relacionados a conscientização e criticidade manifestada pelos participantes.

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Biografia do Autor

Lucicleia Pereira Silva, Universidade do Estado do Pará-UEPA Departamento de Ciências Naturais-DCNA

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Assistente IV na Universidade do Estado do Pará, atuando no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. Pesquisadora dos Grupos Química, Ensino de Química e Meio Ambiente; Ciências e Tecnologias Aplicadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal do Centro de Ciências e Planetário do Pará. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID / Química da Universidade do Estado do Pará. Desenvolve pesquisa sobre formação inicial e continuada de professores de química, processo de ensino aprendizagem e Educação ambiental em espaço formal e não formal.

Carlos Hiroo Saito, Universidade de Brasilia - UnB Departamento de Ecologia; Centro de Desenvolvimento Sustentável

Professor efetivo, classe Titular, com dupla lotação no Departamento de Ecologia e no Centro de Desenvolvimento Sustentável, atualmente é Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (nota 7 na área de Ciências Ambientais). Formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), e Análise de Sistemas pela PUC/RJ (1990), tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento. Conduz trabalhos com uma abordagem interdisciplinar nas linhas de pesquisa de Educação Ambiental, Segurança Hídrica e de Gestão do Território. Atualmente é Presidente da Regional Sul-Americana da Global Water Partnership-GWP. Membro do Conselho Deliberativo do FNMA/MMA. Membro do Conselho Universitário (Consuni) da UnB. Co-editor responsável pela Revista Sustentabilidade em Debate. Membro do comitê gestor do projeto INCT aprovado ODISSEIA - Observatório das dinâmicas socioambientais: Sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas, ambientais e demográficas. É parecerista de diversas revistas internacionais e nacionais

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Silva, L. P., & Saito, C. H. (2021). Educação ambiental dialógico-problematizadora: uma análise do processo de empowerment de alunos jovens e adultos da casa-escola da pesca. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 348–372. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.10979