Educação ambiental no contexto escolar
Projetos ambientais de escolas públicas estaduais da 15ª CRE de Erechim/RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.9818Palabras clave:
Adolescentes. Ambiente. Coordenadoria Regional de Educação. Crianças. Educação Ambiental.Resumen
O presente trabalho possui como objeto de estudo a Educação Ambiental com crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 17 anos, realizado da 15ª CRE de Erechim/RS. O recorte geográfico tem por objetivo elencar projetos relacionados ao ambiente desenvolvidos nas escolas públicas estaduais da 15ª CRE de Erechim/RS. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica acrescido de técnicas quali-quantitativa e de pesquisa de campo para aproximação da realidade com a preocupação das escolas com o ambiente e com a Educação Ambiental, onde evidencia-se os projetos realizados no decorrer do ano de 2019. Nesse contexto, pode-se indicar que dos 41 municípios que fazem parte da 15ª CRE apenas 18 estão na lista de projetos encontrados, 30% em termos estatísticos.Descargas
Citas
BERTINETI, E. P.; BOHM, T. S. Patrulha Ambiental Mirim- um espaço de eman-cipação dos sujeitos. Canguçu, 2014.
BRASIL, PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental), Lei nª 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 1999.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais, 4º edição. Petrópolis, Editora Vozes, 2016, p. 144.
CUBA, M. A. Educação Ambiental nas escolas, 2010.
DETONI, M. P. Formação Policial, contribuições pedagógico-filosóficas,1ª Edi-ção, Editora CRV, Curitiba, 2014, p. 114.
DIAS, L. S.; LEAL, A. C.; JUNIOR, S. C. Educação Ambiental, conceitos, metodo-logias e práticas, 1ª edição. Tupã – SP, Editora ANAP, 2016, p. 190.
MILITAR, C. A. B. Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, Porto Alegre, 2015.
RAMMÊ, R. S. Da Justiça Ambiental aos Direitos e Deveres Ecológicos: Conjec-turas político-filosóficas para uma nova ordem jurídico-ecológica, Caxias do Sul, Editora Educs, 2012, p. 206.
NETO, A. D. O grande Erechim e sua história, Porto Alegre, Editora Grafosul, 1984, p. 376.
REIS, M. F. C. T.; MAIA, J. S. S. Educação Ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas, 1ª Edição, Araraquara, SP, Editora Jun-queira e Marin, 2014, p. 165.
SANTANA, P. M. C. Projetos de educação ambiental na rede municipal de ensi-no de Mogi Mirim: Desafios à prática pedagógica. Limeira, 2013. p.18.
SANTOS, A.G.; SANTOS, C.A.P. A Inserção da Educação Ambiental no Currículo Escolar. Universidade do Estado da Bahia, 2016.
SILVA, M. P. A perspectiva Rogeriana para a Educação Ambiental não formal através do acompanhamento de uma experiência. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009, p. 97.
STELLA, D. C.; SANTOS, J. A.; SANTOS, L. A. C. Projeto Interlocutores Mirins: uma resposta formativa a um acidente ambiental. Poços de Caldas, MG, 2015.
TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas Sustentáveis: Incubadoras de Transformações nas Comunidades. Rio Grande, Revista do PPGEA/FURG-RS, 2010.
TRAJBER, R.; SORRENTINO, M.; MENDONÇA, P.; JUNIOR, L. A. F. Educação Ambiental como Política Pública. São Paulo, Educação e Pesquisa, 2005.
WOJCIECHOWSKI, T. Projetos de educação ambiental no primeiro e no segun-do ciclo do ensino fundamental: Problemas socioambientais no entorno de escolas municipais de Curitiba, Curitiba, 2006.
ZANELLA. A. A Trajetória do Sindicalismo no Alto Uruguai Gaúcho, Universidade Federal de Passo Fundo, Passo Fundo, 2003, p.24.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Perfil Socioeconômico CO-REDE, 2015. Disponível em: <https://planejamento.rs.gov.br/>. Acesso em: 04.nov.2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thaís Janaina Wenczenovicz, Juliane Maria Zagonel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.