PRINCÍPIOS PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DA SENSIBILIZAÇÃO À ECOCIDADANIA SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8420Resumen
Estudos acerca do processo de Ambientalização Curricular na Educação Superior têm se potencializado nas últimas décadas. No entanto, ainda se carece de pesquisas que busquem institucionalizar tal processo de forma efetiva nos currículos. Ao buscar preencher esta lacuna, este artigo, oriundo de uma Proposta Téorico-Metodológica para a Ambientalização Curricular que está sendo desenvolvida e aplicada em uma pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, apresenta resumidamente, oito Princípios basilares à institucionalização deste processo nas Instituições de Ensino Superior, construídos a partir das Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental no Brasil: 1) Sensibilização estético-ambiental; 2) Complexidade bioecossistêmica; 3) Globalização e Pertencimento ao lugar; 4) Sustentabilidade; 5) Justiça socioambiental; 6) Mudanças do Clima; 7) Pensamento crítico-reflexivo; e 8) Ética e Ecocidadania.Descargas
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Publicado
2018-11-26
Cómo citar
Mota, J. C., & Kitzmann, D. I. S. (2018). PRINCÍPIOS PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DA SENSIBILIZAÇÃO À ECOCIDADANIA SOCIOAMBIENTAL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(2), 12–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8420
Número
Sección
Número Especial EDEA 2018