Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras
Palabras clave:
conhecimento local, diversidade biológica e cultural, educação ambiental, biological and cultural diversity, environmental education, local knowledgeResumen
Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade. Palavras-chave: Conhecimento local; Diversidade biológica e cultural; Educação Ambiental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-11-09
Cómo citar
Oliveira Júnior, S. B. de, & Sato, M. (2009). Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 11(1), 125–134. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/772
Número
Sección
Artigos