Cultura ambiental no território caipira: elementos e possibilidades na formação de educadores ambientais na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7320

Palabras clave:

Cultura Ambiental, Formação de Educadoras, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Qualificação Profissional, Educação do Campo.

Resumen

O texto aborda a reorganização do trabalho educativo na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e a formação de educadoras ambientais presente no projeto de ensino-pesquisa-extensão intitulado: “Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista”. O projeto tem por objetivo trabalhar com a cultura ambiental do noroeste paulista – SP, do ponto de vista do seu desenvolvimento sustentável. Tem como objeto o “território caipira”, construção social e identidade cultural do noroeste paulista – SP. Este texto apresenta alguns resultados do projeto: (1) a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo, bem como (2) a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens.

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Biografía del autor/a

Fábio Fernandes Villela, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (SP).

Fábio Fernandes Villela é sociólogo, professor do Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas, IBILCE, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de São José do Rio Preto (SP), atuando na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências, FC, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA - UNESP). Estudou na Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), São Paulo, onde cursou, em nível de graduação, Ciências Sociais - Sociologia (2000), Ciências Sociais - Antropologia (2001), na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), São Paulo, Arquitetura e Urbanismo (1998) e, nas Faculdades Integradas Dom Pedro II, São José do Rio Preto, Arquitetura e Urbanismo (2009). Possui Mestrado (2003), Doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Foi professor de sociologia em diversas faculdades de São José do Rio Preto - SP e região.

Publicado

2018-03-16

Cómo citar

Villela, F. F. (2018). Cultura ambiental no território caipira: elementos e possibilidades na formação de educadores ambientais na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(2), 109–128. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7320

Número

Sección

Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais