A percepção ambiental acerca do parque estadual serra furada em docentes de uma escola pública de Grão-Pará

Autores/as

  • Ney Laine Pickler Gil
  • Marcelo D'Aquino Rosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6223

Palabras clave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Unidades de Conservação, Espaços não formais.

Resumen

O presente estudo buscou interpretar o modo de conceber o Parque Ambiental Serra Furada, com vistas a estimular a valorização deste ambiente como elemento pedagógico à Educação Ambiental (EA). A pesquisa envolveu seis professores de uma escola municipal de Grão-Pará. Na coleta de dados, empregou-se um questionário e os resultados indicaram que a maioria dos docentes sabia da existência do parque e o considerou um local a ser preservado. Em seu contexto pedagógico, os docentes acreditam que o local pode ser trabalhado por meio de textos, vídeos, filmes, visitas e pesquisas com os moradores do entorno. Além disso, consideram que a EA é um processo em que o indivíduo e o coletivo constroem valores sociais, atitudes e competências para conscientização, sendo este um processo sensibilizador para a incorporação do ser humano ao ambiente.

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Biografía del autor/a

Ney Laine Pickler Gil

Licenciada em Ciências Biológicas (UNISUL). Especialista em Ensino de Ciências (IFSC). Professora de Ciências e Biologia da rede pública estadual de Braço do Norte (SC).

Marcelo D'Aquino Rosa

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT - UFSC). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - Unicamp).

Publicado

2018-01-02

Cómo citar

Gil, N. L. P., & Rosa, M. D. (2018). A percepção ambiental acerca do parque estadual serra furada em docentes de uma escola pública de Grão-Pará. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 4–18. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6223

Número

Sección

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal