Temática socioambiental em Museus de Ciências: educação ambiental e a educação científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6103

Palabras clave:

Museus, Ação Educativa dos Museus, Educação Não-formal, Educação Ambiental, Biodiversidade.

Resumen

Com a crise ambiental, diversos museus, sobretudo científicos, incorporaram ou reforçaram nas suas atividades a difusão de informações sobre a conservação da natureza, passando a ser espaços de educação ambiental. Neste texto, tratamos da ação educativa dos museus, da relação destes com o seu público (estudantes e visitantes “não-escolar”), analisamos algumas ações de educação ambiental museais e discutimos sobre o papel social destas instituições na problemática socioambiental.

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Biografía del autor/a

Valdir Lamim-Guedes, Doutorando em Educação - USP Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro - São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP. CV: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010

Publicado

2018-01-02

Cómo citar

Lamim-Guedes, V. (2018). Temática socioambiental em Museus de Ciências: educação ambiental e a educação científica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 77–95. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6103

Número

Sección

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal