Intenção e atenção nos processos de aprendizagem. Por uma Educação Ambiental “fora da caixa”
Palabras clave:
Fora da caixa, Educação da Atenção, ExperiênciaResumen
Este artigo problematiza certos limites nos processos de aprendizagem. Em todos os níveis de ensino é possível identificar modos de encerrar a formação em estruturas disciplinares, espaciais, epistemológicas e curriculares pré-definidas. A partir da noção de educação da atenção de Tim Ingold discutiremos duas situações de aprendizagem que mostram os limites e, sobretudo, o reducionismo incorporado em nossas práticas de educação das quais as práticas de educação ambiental não são uma exceção. A fragilidade apontada diz respeito ao rebaixamento da experiência, da capacidade reflexiva e da criatividade, habilidades necessárias para a formação de sujeitos autônomos e críticos. Discutiremos também uma terceira situação pedagógica realizada no curso de pedagogia, como contraponto ao reducionismo anteriormente mencionado.Descargas
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Publicado
2016-11-04
Cómo citar
Carvalho, I. C. de M., & Mhule, R. P. (2016). Intenção e atenção nos processos de aprendizagem. Por uma Educação Ambiental “fora da caixa”. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 26–40. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/6090
Número
Sección
Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental