“Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos

Autores/as

  • Thaís Presa Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820

Palabras clave:

Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Relação Homem e Natureza, Mídia Publicitária, Consumo “Sustentável”

Resumen

Discursos em prol da “natureza” difundiram-se a partir de 1970, vindo a atuar como potentes diferenciais de vendas pela publicidade. Hoje, a mídia ocupa um papel central na produção de “verdades”, ao (in)formar os sujeitos. Nesta perspectiva, analisei como e de que lugar a linha de produtos Natura Ekos fala sobre a “natureza” para atingir e formar sujeitos consumidores, a partir do vídeo publicitário “Somos Produto da Natureza”. O estudo pautou-se por ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A meu ver, o anúncio ensina os consumidores socioambientalmente “corretos”, construindo o entendimento de que os mesmos são produto da “natureza”, de que os produtos Ekos também são esta “natureza” e de que, portanto, adquirir e consumir os produtos Natura Ekos é pertencer a esta “natureza” veiculada – que deve ser buscada e cuidada por meio do consumo.

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Biografía del autor/a

Thaís Presa Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bióloga pela PUCRS, Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela PUCRS e Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS.

Publicado

2018-01-02

Cómo citar

Martins, T. P. (2018). “Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 293–313. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820

Número

Sección

Artigos