“Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820Palabras clave:
Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Relação Homem e Natureza, Mídia Publicitária, Consumo “Sustentável”Resumen
Discursos em prol da “natureza” difundiram-se a partir de 1970, vindo a atuar como potentes diferenciais de vendas pela publicidade. Hoje, a mídia ocupa um papel central na produção de “verdades”, ao (in)formar os sujeitos. Nesta perspectiva, analisei como e de que lugar a linha de produtos Natura Ekos fala sobre a “natureza” para atingir e formar sujeitos consumidores, a partir do vídeo publicitário “Somos Produto da Natureza”. O estudo pautou-se por ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A meu ver, o anúncio ensina os consumidores socioambientalmente “corretos”, construindo o entendimento de que os mesmos são produto da “natureza”, de que os produtos Ekos também são esta “natureza” e de que, portanto, adquirir e consumir os produtos Natura Ekos é pertencer a esta “natureza” veiculada – que deve ser buscada e cuidada por meio do consumo.Descargas
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Publicado
2018-01-02
Cómo citar
Martins, T. P. (2018). “Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 293–313. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820
Número
Sección
Artigos