Educação Ambiental no Ensino Médio e Profissionalizante: A Experiência do Instituto Federal do Amapá com o Tratamento de Resíduos de Informática
Palabras clave:
Educação Ambiental, Crítica, Participação, Instituto Federal BrasileiroResumen
A Educação Ambiental Crítica está vinculada à compreensão de que o processo educativo se constitui também como um ato político, formando a cidadania através da prática social. O objetivo desse trabalho é discutir a experiência de Educação Ambiental do Instituto Federal do Amapá no ensino médio e profissionalizante, seus avanços na busca de uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com professores, técnicos e alunos do curso profissional de Informática. Podemos afirmar que propostas inovadoras, se por lado, enfrentam o desafio de sua implementação por esbarrarem nos modelos tradicionais de educação, por outro, representam a possibilidade de envolver toda comunidade acadêmica numa educação transformadora, seja na implementação de ações pontuais, seja na elaboração de programas de longa duração como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Informática do Instituto Federal do Amapá. Assim, a incorporação de práticas pedagógicas e ambientais críticas e participativas podem ir além da alusão às datas comemorativas, possibilitando novas práticas de Educação Ambiental.Descargas
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Publicado
2016-08-17
Cómo citar
Pereira, J. L. de G., & Lima, L. A. L. (2016). Educação Ambiental no Ensino Médio e Profissionalizante: A Experiência do Instituto Federal do Amapá com o Tratamento de Resíduos de Informática. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 20(1), 49–65. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/5752
Número
Sección
Artigos