Projeto de Educação Ambiental para os recursos hídricos do Parauninha: comunidades ribeirinhas como cidadãos ambientais promotores de sustentabilidade na região do Parque Estadual da Serra do Intendente
Palabras clave:
Educação Ambiental, Metodologia Participativa, Recursos Hídricos.Resumen
A região da sub-bacia do rio Parauninha, exemplo de espaço impactado por ações antrópicas, deve ser conservada e percebida como fonte natural que nutre os moradores com seus recursos. Este projeto realizou-se por meio de metodologias – Planejamento, Processo e Produto e de Diagnóstico Rápido Participativo – que promoveram a participação democrática, a responsabilidade socioambiental e o resgate de saberes tradicionais locais. Os primeiros resultados, reveladores de percepções ambientais, identificaram temas relacionados ao contexto socioambiental. A partir desse momento de reconhecimento, almejou-se discutir e construir, coletivamente, soluções possíveis para a promoção da sustentabilidade e a reversão dos impactos negativos identificados com a comunidade do Parauninha, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil.Descargas
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Publicado
2014-07-25
Cómo citar
Franco, A. R., Morais, G. A. C. de, Andrade, M. Ângelo, & Silveira, G. T. R. (2014). Projeto de Educação Ambiental para os recursos hídricos do Parauninha: comunidades ribeirinhas como cidadãos ambientais promotores de sustentabilidade na região do Parque Estadual da Serra do Intendente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 15–36. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/2938
Número
Sección
Artigos