Educação ambiental e cultura maker no contexto da educação 4.0

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15629

Palabras clave:

Educação ambiental, lixo eletrônico, Reaproveitamento, Cultura Maker

Resumen

Environmental Education and Maker Culture in the context of education 4.0

A grande quantidade de lixo eletrônico gerada diariamente no ambiente escolar gerou um debate sobre as maneiras de como o mesmo poderia ser reutilizado no âmbito educacional. Contudo, a maior parte do material utilizado ainda consiste em recipientes de plástico e latas de alumínio. A despeito disso, milhares de toneladas de lixo eletrônico são geradas diariamente em nosso país, porém, a utilização deste material em projetos nem sempre vem aliada a discussão do impacto transformador da reutilização deste tipo de objeto para o meio ambiente. Desta forma, este trabalho teve por objetivo propor estratégias metodológicas para o reaproveitamento deste material e avaliou a implementação destas metodologias no contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Mauricio Quelhas Antolin, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em instrumentação científica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. mauricioantolin@uezo.edu.br.

Gisele Duarte Caboclo Antolin, UERJ

Graduação em Física: Licenciatura (2005). Bacharelado (2006) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) – 2008. Doutorado em Ciência dos Materiais pelo IME – 2012. Professora adjunta da UERJ giselecaboclo@yahoo.com.br.

Paula De Castro Brasil, UERJ

Pós-doutorado em Inovação e tecnologias para a qualidade do projeto - PPGAU/UFF, convênio com o Fraunhofer Institut (2016). Doutora em Arquitetura (linha de pesquisa Projeto e Sustentabilidade) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/ UFRJ (2014). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (linha de pesquisa Projeto, Produção e Gestão) pela Universidade Federal Fluminense (2010). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (2006). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).paulabrasil@gmail.com.

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Antolin, M. Q., Antolin, G. D. C., & Brasil, P. D. C. (2024). Educação ambiental e cultura maker no contexto da educação 4.0. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15629