Áreas verdes urbanas e juventude do sul do Brasil

papel da escola e fontes de informação na elaboração de saberes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15089

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ecologia., Educomunicação, Televisão, Mídias sociais

Resumen

The article explores the role of the school and other sources of information in the development of knowledge by 900 young adolescents residing in southern Brazil, about urban green areas (UGA). Data were collected by applying an anonymous questionnaire and submitted to the Generalized Linear Model (GLM) test, with binomial family.  For 57% of young people, the theme was studied in Basic Education, but television is the main source of information about UGA, followed by social media. The results showed statistically significant differences in relation to gender, mother’s education level and the state where they reside.  The research points to the importance of the theme being included in the school curriculum, enabling learning through interaction with different urban public spaces, articulating interdisciplinary content with the student’s experience.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrieli Sadovski Majewski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Licenciada em Biologia. Professora de Ciências e Biologia da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

Giovana Secretti Vendruscolo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Biologia. Mestre em Botânica. Doutora em Botânica. Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,URI. Erechim/RS - Brasil

Licenciada em Ciências. Mestre em Educação. Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. 

 

Citas

ALVES, D. B. Cobertura vegetal e qualidade ambiental na área urbana de Santa Maria RS. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UFSM, Santa Maria, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/9355/ALVES%2c%20DANIEL%20BORINI.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 nov. 2022

AMÉRICO, M. Sócio-TV: em busca de uma definição. In: SIMIS, A., et al., orgs. Comunicação, cultura e linguagem. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. Desafios contemporâneos collection, p. 107-128, 2014. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/1708/1221>. Acesso em: 11 nov. 2022

ANDRADE, D. Os eco-programas da televisão brasileira e sua contribuição para a fomentação da Educação Ambiental. Medianeira, 2014. Monografia de Especialista na Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios - Câmpus Medianeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: < http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/22887/2/MD_GAMUNI_2014_2_30.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2022

ANGEOLETTO, F. H. S. Pelos quintais de Sarandi: ecologia urbana e planejamento ambiental. Maringá: Eduem, 2008.

AZEVEDO, R. J. C. Estatuto da cidade como temática pedagógica nos livros didáticos. In: ARAÚJO. R. L.; SANTOS, M. F. P.; LEITE, C. M. C.; BISPO M. O.; SANTOS, C. (org.). Formação docente, ensino de geografia e o livro didático. Sobral, CE: Sertão Cult, 2021. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/pelos-quintais-do-sarandi/. Acesso em: 10 dez. 2022

AZEVEDO, R. J. G.; NUNES, M. S.; DA SILVA, P. E. A. B. A abordagem do espaço públi2018co nos livros didáticos de geografia para o Ensino Médio. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 565-576, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2910/2773. Acesso em:28 nov. 2022.

BARGOS, D. C.; MATIAS, L. F. Áreas verdes urbanas: um estudo de revisão e proposta conceitual. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, SP, v. 6, n. 3, p. 172-188, 2011. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66481/38295>. Acesso em 20 nov. 2022

BARROS, A. T. de; LEMOS, C. R. F. Política, pânico moral e mídia: controvérsias sobre os embargos infringentes do escândalo do Mensalão. Opinião Pública, v. 24, p. 291-327, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/op/a/d589nCvm6gdcz6rLQBPmfsL/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 5 dez. 2022

BECKER, B. Televisão e telejornalismo: transições. Digitaliza Conteúdo, 2022. Disponível em:< https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=AzWFEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=Televis%C3%A3o+e+telejornalismo&ots=GWLRRqn-dJ&sig=q0Rsd0uaWK11mX4GAtQhsdDZCbc#v=onepage&q=Televis%C3%A3o%20e%20telejornalismo&f=false> Acesso em 16 nov. 2022

BELLONI, M. C., & CARRIERO, R. Childhood: A homogeneous generational group? In A. Leira & C. Saraceno (Eds.), Childhood: Changing contexts comparative social research. Bingley, UK: Emerald Group Publishing Limited. v. 25, p. 293–324, 2008. Disponível em: < https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1016/S0195-6310(07)00010-5/full/html>. Acesso em 29 dez. 2022

BIANCHI, S. M., & ROBINSON, J. What did you do today? Children's use of time, family composition, and the acquisition of social capital. Journal of Marriage and the Family, v. 59, p. 332–344, 1997. Disponível em: < https://www.jstor.org/stable/353474>. Acesso em 20 dez. 2022

BOTELHO, J. A.; ASSIS, C. O Livro Didático na Perspectiva de Recurso do Professor de Matemática. Compreender o trabalho dos professores brasileiros do Ensino Básico: Uma abordagem pelos recursos, p. 127-147, 2021. Disponível em: <https://openaccess.blucher.com.br>. Acesso em: 15 dez. 2022

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 jun. 2022

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer nº 14, 6 de junho de 2012. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de junho de 2012, Seção 1, p. 18. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955-pcp014-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 22 jun. 2022

BRASIL. Estatuto da juventude - Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e legislação correlata. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm >. Acesso em: 5 out 2022.

BRASIL. LEI nº 10.257, de 10 de Julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília,10 de Julho de 2001.Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>. Acesso em 5 jun. 2022

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de Maio de 2012. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm> . Acesso em: 17 jun. 2022

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em 20 jun. 2022

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os Art. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm> Acesso em: 28 de nov. 2022.

BRASIL. Programa Cidades+Verdes [livro eletrônico] / coordenação André Luiz Felisberto França, Ana Paula Ramos de Almeida e Silva. -- 1. ed. -- Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Secretaria de Qualidade Ambiental, 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/agendaambientalurbana/cidadesmaisverdes>. Acesso em: 13 nov. 2022

BRASIL. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola / [Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber]. – Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2022

CALGAROTTO, D.; ZAKRZEVSKI, S. B. B. A Importância das florestas para as crianças da Região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. Revista Perspectiva, v. 44, n. 168, p. 7-19, 2020.Disponível em: < http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/127/51>. Acesso em: 10 dez. 2022

CROVADOR JUNIOR, Sidnei Antonio; BOBROWSKI, Rogério. PLANNING FROM PERCEPTIONS AND PREFERENCES FOR COMPOSITION OF TREE PLANTING ON SIDEWALKS. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202022-e202022. Disponível em: < https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12160>. Acesso em: 19 jan. 2023.

CRUZ, W. D. da. Juventudes Conectadas: as marcas do letramento político dos jovens no Facebook. 2020. Disponível em: < http://www.saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/1652>. Acesso em: 15 dez. 2022

D’AQUINO ROSA, M., & ARTUSO, A. R. O Uso do Livro Didático de Ciências de 6º a 9º Ano: Um Estudo com Professores Brasileiros. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 19, p. 709–746, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/14546.>. Acesso em: 10 jan. 2023

DAHMER, I.; ZAKRZEVSKI, S. B. B.; DECIAN, V. S. Percepções de agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Mudança Climática. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 17, n. 1, p. 151-173, 2022. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14345>. Acesso em: 12 nov. 2022

DE CARVALLHO, E. M., et al. Planejamento estratégico para implantação de programa de educação ambiental em uma área verde urbana. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 14701-14721, 2019. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/3149?__cf_chl_tk=e78toe8NrkqXVIFFeMX8w6YGT_aL0Q2tC1gOlq3Ex_U-1674138187-0-gaNycGzNCVE>. Acesso em: 3 jan. 2023

DUARTE, T. E. P., et al. O papel da cobertura vegetal nos ambientes urbanos e sua influência na qualidade de vida nas cidades. Desenvolvimento em Questão, v. 15, n. 40, p. 175-203, 2017. Disponível em: < https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/5859>. Acesso em: 10 jan. 2023

FELDMAN, L. Effects of TV and Cable News Viewing on Climate Change Opinion, Knowledge, and Behavior. Oxford Research Encyclopedia of Climate Science. 2016. Disponível em: < https://oxfordre.com/climatescience/display/10.1093/acrefore/9780190228620.001.0001/acrefore-9780190228620-e-367>. Acesso em: 14 nov. 2022

FELDMAN, L. The opinion factor: The effects of opinionated news on information processing and attitude change. Political Communication, v. 28, n. 2, p. 163-181, 2011. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10584609.2011.565014>. Acesso em: 14 nov. 2022

FONSECA, J. L. A Televisão na Perspectiva dos Estudos do Lazer: um levantamento dos artigos publicados nas revistas Licere e RBEL. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22, n. 3, p. 356-377, 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/15315>. Acesso em: 13 nov. 2022

FOX, J.; WEISBERG, S. An R Companion to Applied Regression. 3. Ed. Thousand Oaks: SAGE. Publications, 2019

GEBREMARIAM MK, TOTLAND TH, ANDERSEN LF, BERGH IH, BJELLAND M, GRYDELAND M, OMMUNDSEN Y, LIEN N. Stability and change in screen-based sedentary behaviours and associated factors among Norwegian children in the transition between childhood and adolescence MC Publ Health. n. 104, v. 12, 2012. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-12-104 . Acesso em 29 nov. 2022.

GIANNICO, V. et al. Green spaces, quality of life, and citizen perception in European cities. Environmental Research, v. 196, p. 110922, 2021. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0013935121002164>. Acesso em: 7 nov. 2022

GRACIA, P., & GARCÍA-ROMÁN, J. Child and adolescent developmental activities and time use in Spain: The gendered role of parents' work schedules and education levels. European Sociological Review, v. 34, n. 5, p. 518–538, 2018. Disponível em: < https://academic.oup.com/esr/article-abstract/34/5/518/5075181?login=false>. Acesso em: 10 dez. 2022

GRACIA, P., & KALMIJN, M. Parents' family time and work schedules: The split-shift schedule in Spain. Journal of Marriage and Family, v. 78, n.2, p. 401–415, 2016. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jomf.12270>. Acesso em: 12 nov. 2022

GRIMM, N. B., et al. Global change and ecology of cities. Science, v.319, n.5864, p.756-60, 2008. Disponível em: < https://www.science.org/doi/full/10.1126/science.1150195>. Acesso em 12 nov. 2022

HOSMER JR, D. & LEMESHOW, S. Applied Logistic Regression. New York: John Wiley & Sons, 2000.

IBGE. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019; PNAD contínua: acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf>. Acesso em: 5 jun 2022

IBGE. Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017. Coordenação de Geografia - Rio de Janeiro: IBGE, 2017. ISBN: 9788524044182. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf>. Acesso em: 10 jun 2022

IBGE. Manual Técnico da Vegetação Brasileira. Sistema fitogeográfico, inventário das formações florestais e campestres, técnicas e manejo de coleções botânicas e procedimentos para mapeamentos. 2012. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63011.pdf> Acesso em: 2 dez 2022

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). 2015. Disponível em: < https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html >. Acesso em: 20 abr. 2021.

KANTAR IBOPE MEDIA (2020). TV é o meio mais confiável para obter informações. Disponível em:< https://www.meioemensagem.com.br/midia/coronavirus-tv-e-o-meio-mais-confiavel-para-obter-informacoes >. Acesso em: 20 out. 2022

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Radio 2021. CEO Brasil Kantar IBOPE Media, 2021. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2021/09/INSIDE-RADIO-2021_Kantar-IBOPE-Media.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2022.

LAREAU, Annette. Childhoods: Class, Race, and Family Life. 2003. Disponível em: < https://scholar.archive.org/work/tyz6gladefdb5hz5q5t5xt6lmq/access/wayback/https://journals.openedition.org/cdg/pdf/2421>. Acesso em: 22 out. 2022

MAJEWSKI, A. S.; ZAKRZEVSKI, S. B. B. Mudança climática e saúde: percepções de universitários do norte do rio grande do sul. In: Congresso Internacional em Saúde. 2021.Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/>. Acesso em: 20 out. 2022

MARQUES, L. K. da S.; VIDIGAL, F. Prosumers e redes sociais como fontes de informação mercadológica: uma análise sob a perspectiva da inteligência competitiva em empresas brasileiras. Transinformação, v. 30, p. 1-14, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/tinf/a/YhT8zJ3F9nc9pSrYB8DvTRC/abstract/?lang=pt>. Acesso em 15 out. 2022

MULLAN, K. Young people's time use and maternal employment in the UK. British Journal of Sociology, v. 60, n.4, p. 741–762, 2009. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1468-4446.2009.01273.x>. Acesso em: 15 nov. 2022

NESPOLO, C. C.; ABREU, E. L.; VICENTE, C.P.; PERES, R. B. Planos Diretores de Arborização Urbana: Necessidade de Incorporação na Legislação Brasileira. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, n. 15, v.2, p. 42-55, 2022. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/70466>. Acesso em: 20 nov. 2022

NETTO, M. P.; SILVA, R. S. Ecossistemas urbanos: potencialidades da ecologia urbana no desenvolvimento de cidades sustentáveis. Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, 9. Brasília. 2011. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2677898>. Aceso em 11 nov. 2022

NUCCI, J. C. Qualidade ambiental e adensamento urbano: um estudo de ecologia e planejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Cecília (MSP). 2. ed. Curitiba: Ed. Humanitas, 2008. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=9oaXDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR5&dq=Qualidade+ambiental+e+adensamento+urbano:+um+estudo+de+ecologia+e+planejamento+da+paisagem+aplicado+ao+distrito+de+Santa+Cec%C3%ADlia+&ots=1RuB83U41m&sig=3cHTjJsK5053GB4x7yeBM1ICmsg#v=onepage&q=Qualidade%20ambiental%20e%20adensamento%20urbano%3A%20um%20estudo%20de%20ecologia%20e%20planejamento%20da%20paisagem%20aplicado%20ao%20distrito%20de%20Santa%20Cec%C3%ADlia&f=false>. Acesso em: 17 dez. 2022

OECD. Education at a Glance 2021: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787/b35a14e5-en . Acesso em 29 nov.2021.

ONU HABITAT. Nova Agenda Urbana: Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). 2016. Disponível em: < https://www.habitat3.org/ >. Aceso em: 18 jun. 2021.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO. PISA Results Excellence and equity in education, Paris: OCDE, 2015. v. 1. Disponível em:< https://www.oecd.org/education/pisa-2015-results-volume-i-9789264266490-en.htm>Acesso em: 15 jan.

PANASOLO, A., et al. Percepção dos serviços ecossistêmicos de áreas verdes urbanas de Curitiba/PR. BIOFIX Scientific Journal, v. 4, n. 1, p. 70-80, 2019.Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/biofix/article/view/64451>. Acesso em: 10 out. 2022

PERES, R. B., et al. Qualificação de áreas verdes na cidade de São Carlos (SP): análise de usos e propostas de gestão ambiental com foco na microbacia hidrográfica do córrego Santa Maria do Leme. Sociedade & Natureza, v. 30, p. 158-182, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/sn/a/Rkk67yvNvQrwz8c9Gp9dXMG/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 2 out. 2022

REZENDE, P. S.; SOUZA, J. R.; SILVA, G. O.; RAMOS, R. R.; SANTOS, D. G. Qualidade Ambiental em Parques Urbanos: levantamento e análises de aspectos positivos e negativos do Parque Municipal Victório Siquierolli –Uberlândia –MG. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, Uberlândia, v.4, n.10, p. 53-73, 2012. Disponível em: < https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45452>. Acesso em: 20 out. 2022

RODERJAN, C.V., GALVÃO, F., KUNIYOSHI, S.Y. & HATSCHBACH, G.G. As unidades fitogeográficas do Estado do Paraná, Brasil. Ciência & Ambiente. v. 24, p. 75-92, 2002. Disponível em: <https://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2020-07/mapa_fitogeografico_a3.pdf>. Acesso em: 20 out. 2022

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Novo Ensino Médio - Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e Ampliando Saberes. Florianópolis, 2020. Disponível em:< curriculo-base-do-territorio-catarinense/2070-curriculo-base-do-territorio-catarinense-do-ensino-medio-portfolio-de-componentes-eletivos-da-rede>. Acesso em 22 nov. 2022.

SANTOS, R. S.; DE GOES SOUZA, A. Educação de jovens e adultos e a televisão aberta: um olhar dos alunos de uma escola pública no estado da Bahia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 1228-1247, 2021. Disponível em:< https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/1482>. Acesso em: 13 nov. 2022

SARNOSKI, J. G.; ZAKRZEVSKI, S. B. B. Percepções de lideranças comunitárias da região norte do Rio Grande do Sul sobre mudança climática. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e49811528351-e49811528351, 2022. Disponível em:< https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28351>. Acesso em: 10 dez. 2022

SCHMIDT, M. E., & ANDERSON, D. R. The impact of television on cognitive development and educational achievement. In N. Pecora, J. P. Murray, & E. A. Wartella (Eds.), Children and television: Fifty years of research (pp. 65–84). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum. 2007. Disponível em: < https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781410618047-10/impact-television-cognitive-development-educational-achievement-marie-evans-schmidt-daniel-anderson>. Acesso em: 4 jan. 2023

SETO, K. C., et al. A meta-analysis of global urban land expansion. Plos One, v.6, p.e23777, 2011. Disponível em:< https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0023777>. Aceso em: 2 jan. 2023

SILVA, E. M. F. da et al. Um novo ecossistema: florestas urbanas construídas pelo Estado e pelos ativistas. Estudos Avançados, v. 33, n. 97, p. 81-102, 2019. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ea/a/5wrdwKKhCYDDhLkPmw89cyK/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 19 dez. 2022

SILVA, R. G.DA C.;SUAVE, M. P.; NEVES, J. S. G.Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no Ensino Fundamental Revista Cerrados (Unimontes), v. 19, n. 02, 2021 Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=576968366002>. Acesso em: 20 dez. 2022

SILVEIRA, K. D., et al. Performances juvenis nas redes sociais: o online como entrelugar de encontro. 2021. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em:< https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23017>. Acesso em: 9 nov. 2022

SOUSA, J. P. S. M. de et al. Importância dos serviços ambientais para a qualidade de vida. SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Envelhecimento em tempos de pandemias, 2020. Disponível em: < http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/3096>. Acesso em: 19 dez. 2022

STROUD, N. J. Niche news: The politics of news choice. Oxford University Press on Demand, 2011.

TAN, Tony Xing; ZHOU, Yi; LI, Gen. Maternal education and Chinese first Graders’ performance in language and literacy and math: Role of home environment. Early Childhood Education Journal, v. 48, n. 2, p. 243-252, 2020. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-019-00986-w>. Acesso em: 13 dez. 2022.

VELOSO, H.P. Sistema fitogeográfico. In: H.P. Veloso (org.). Manual técnico da vegetação brasileira. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, p. 9-38, 1992. Disponível em: < https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-tecnico-da-vegetacao-brasileira.pdf>. Acesso em: 19 out. 2022

VENABLES WN, RIPLEY BD (2002). Modern Applied Statistics with S, Fourth edition. Springer, New York. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tovgBwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR11&dq=Modern+Applied+Statistics+with+S,+Fourth+edition&ots=eXQsFfBobJ&sig=TlOGJVJt7_qJKssyTM8QStrSHxY>. Acesso em: 20 nov. 2022

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Urban green spaces: a brief for action. World Health Organization Regional Office for Europe. 2017. Disponível em: <https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0010/342289/Urban-Green-Spaces_EN_WHO_web3.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2021.

WIGHT, V. R., PRICE, J., BIANCHI, S. M., & HUNT, B. R. The time use of teenagers. Social Science Research, v. 38, n. 4, p. 792–809, 2009. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0049089X09000660>. Acesso em 10 dez 2022

WOMEN TO WATCH. Pesquisa mostra que mulheres são maioria no ambiente digital. 2022. Disponível em: <https://www.linkedin.com/smart-links/AQHdhIDS5omSRQ/3cf2641e-fa6e-42b7-b7db-5422aaf355f1>. Acesso em: 30 nov. 2022.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Majewski, A. S. ., Vendruscolo, G. S., & Zakrzevski, S. B. B. (2023). Áreas verdes urbanas e juventude do sul do Brasil: papel da escola e fontes de informação na elaboração de saberes. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–34. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15089