La cuestión de la sustentabilidad en los Cursos Técnicos en Administración Integrados a la Enseñanza Media del Instituto Federal de Rio Grande do Sul: ¿qué indican los currículos?

o que sinalizam os currículos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14948

Palabras clave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Currículo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumen

Este estudio tienido como objetivo analizar el currículo de los Cursos Técnicos en Administración Integrados a la Enseñanza Media (CTAIEM) del Instituto Federal de Rio Grande do Sul con el fin de identificar cómo se presentan los principios de la educación para la sustentabilidad. Metodológicamente, se apoyó en fuentes documentales y se caracteriza, así, como una investigación exploratoria y eminentemente cualitativa. Se utilizó la propuesta de Raufflet (2006), que identifica tres niveles de inserción de la noción de sustentabilidad en las actividades curriculares de los cursos. Los resultados muestran que los planes de estudios del CTAIEM muestran la implementación parcial de acciones y estrategias educativas concretas que expresan una educación para la sostenibilidad.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Gonzales Chevarria

É Doutor em Administração, ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui também Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Farroupilha. Atuou como Professor EBTT no Instituto Federal Sul Riograndense, Instituto Federal Farroupilha, Professor Visitante na Universidade Federal de Pelotas na área de administração pública, e como Professor Adjunto na área de negócios internacionais, estratégia, gestão e marketing no Centro Universitário FADERGS, UniRitter e na Universidade Feevale. Atuou também por mais de 15 anos, como gestor de contratos de tecnologia e engenharia, e no desenvolvimento de mercados nacionais e internacionais, na Petróleo Brasileiro S.A ? Petrobras e Banco do Brasil. Tem interesse de pesquisa em inovação e difusão de tecnologia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercado internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, negociação e planejamento.  Atua como Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. 

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Currículo Integrado. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil. É professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IA - IFSC. Avaliadora BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , Brasil

 

Citas

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Artmed Editora, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2011.

FERNANDES, S. R.; HOEPERS, I.; ALBUQUERQUE, M. Educação, formação profissional e sustentabilidade: articulação do ensino com a pesquisa. Em Aberto, v. 27, n. 91, 2014.

FREIRE, A. M. Educação para a Sustentabilidade: Implicações para o Currículo Escolar e para a Formação de Professores. Pesquisa em educação ambiental, v. 2, n. 1, p. 141-154, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIROUX, H. A. Pedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 296-306, 2016.

GONCALVES-DIAS, S. L. F.; HERRERA, C. B., CRUZ, M. T. S. Desafios (e dilemas) para inserir "Sustentabilidade" nos currículos de administração: um estudo de caso. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online], v.14, n.3, p.119-153, 2013.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Penso Editora, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bento Gonçalves, 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Câmpus Bento Gonçalves. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Bento Gonçalves, 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Câmpus Canoas. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Canoas, 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Câmpus Osório. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Osório, 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Câmpus Rolante. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Rolante, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Câmpus Veranópolis. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Veranópolis, 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Câmpus Viamão. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Viamão, 2017.

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 302-313, maio/ago. 2005.

JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E.; ARRUDA, M. P. Educação para a sustentabilidade nos Cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 3, edição especial, p. 21-50, maio/jun. 2011.

LIBÂNEO, J. C. A Democratização da Escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Edições Loyola, 1985.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?. Cortez Editora, 2014.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2013.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Sociologia e teoria crítica do currículo: Uma introdução. In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.) Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011.

PALMA, L. C.; ALVES, N. B.; SILVA, T. N. Educação para a sustentabilidade: a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, p. 83-118, 2013.

RAUFFLET, E. Re-mapping corporate envinronmental management paradigms. International Studies of Management and Organization, Montreal, v. 36, n. 2. p. 54-72, jul. 2006.

SACRISTÁN, J. O que significa currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. câmpusnas: Autores Associados, 2007.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2 ed. 11 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TILBURY, D.; WORTMAN, D. Engaging people in sustainability. IUCN, 2004.

TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. O positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1994.

UNESCO. Education for sustainable development lens: A policy and practice review tool. Unesco - Section for Education for Sustainable Development, Paris, 2010.

YAMAJI, D. M., DE PAULA, F. F., MELAZ, R. L., BACCARO, T. A. RAMINELLI, J. A. Educação para sustentabilidade no ensino de administração no Brasil: Perspectiva sobre a publicação da área. Anais do XIX ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP, 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YOUNG, M. Para que servem as escolas?. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1287-1302, 2007.

ZAMBERLAN, J. F. BORTOLOTTO, R. P., DE RAMOS, J. P., CABRAL, H., DE JESUS, G. M., DE LEÃO, D. O., FRIZZO, K. A sustentabilidade no ensino técnico em administração: currículo oficial ou oculto. Holos, v. 1, p. 214-226, 2015.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Chevarria, D. G. ., & Pasqualli, R. (2023). La cuestión de la sustentabilidad en los Cursos Técnicos en Administración Integrados a la Enseñanza Media del Instituto Federal de Rio Grande do Sul: ¿qué indican los currículos? o que sinalizam os currículos?. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14948