O ensino de ciências em tempos de pandemia

algumas reflexões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14717

Palabras clave:

Ensino de ciências, Pandemia, Colapso climático, Estágio supervisionado, Negacionismo, educação ambiental

Resumen

Este artigo busca trazer algumas reflexões sobre a importância do ensino de ciências diante de um contexto de colapso climático, inserido em uma esfera de fragilidade provocada pela pandemia da COVID-19, em que também enfrentamos o negacionismo da ciência. Assim, procuramos estabelecer por meio da observação participante do estágio supervisionado de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, um diálogo com as contribuições bibliográficas existentes sobre essas vertentes, reforçando a importância de um ensino em ciências com compromisso científico, ético, epistemológico e de respeito à natureza e todas as formas de vida. Acreditamos que é preciso repensar o papel dos/as educadores/as na perspectiva da necessidade de uma educação que considere a pesquisa científica como um caminho.

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Biografía del autor/a

Débora Eriléia Pedrotti, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Dra na Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Biociências/Departamento de Biologia e Zoologia, membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte (GPEA).

Jakeline Modesta Almeida Fachin, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em educação pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte (GPEA), no Instituto de Educação da UFMT. Professora da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT).

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Acesso em: 01 jun. 2021.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Eriléia Pedrotti, D., & Almeida Fachin, J. M. (2022). O ensino de ciências em tempos de pandemia: algumas reflexões . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14717

Número

Sección

Educação Ambiental e Justiça Climática