Relação entre florestas e produção de água
diálogos entre conhecimento tradicional quilombola e conhecimento científico como referência para a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13988Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino multicultural, ensino de Ciências, mata ciliar, reflorestamentoResumen
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os conhecimentos de moradores dos quilombos Dandá, Santa Maria e Guerreiro, localizados na região metropolitana de Salvador/BA, sobre a relação entre a presença/ausência de floresta com a produção de água, buscando identificar os argumentos que eles utilizam para justificar essa relação, bem como a aproximação desses argumentos com conceitos científicos. Diante dos resultados encontrados, ficou evidente a compreensão dos entrevistados com relação à importância da presença de mata para a produção de água. Salientamos a importância de se discutir esse tema em salas de aula de Ciências em uma perspectiva multicultural crítica, tendo em vista a demarcação e complementaridade, e não a anulação de saberes.
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