Relação entre florestas e produção de água

diálogos entre conhecimento tradicional quilombola e conhecimento científico como referência para a educação escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13988

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino multicultural, ensino de Ciências, mata ciliar, reflorestamento

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os conhecimentos de moradores dos quilombos Dandá, Santa Maria e Guerreiro, localizados na região metropolitana de Salvador/BA, sobre a relação entre a presença/ausência de floresta com a produção de água, buscando identificar os argumentos que eles utilizam para justificar essa relação, bem como a aproximação desses argumentos com conceitos científicos. Diante dos resultados encontrados, ficou evidente a compreensão dos entrevistados com relação à importância da presença de mata para a produção de água. Salientamos a importância de se discutir esse tema em salas de aula de Ciências em uma perspectiva multicultural crítica, tendo em vista a demarcação e complementaridade, e não a anulação de saberes.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida da Silva Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA / UEFS). Licenciada em Biologia (UFRB). Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora do ENCIMA (UFBA).

Rosiléia Oliveira Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora e mestre em Educação (UNICAMP). Licenciada em Biologia (UFJF). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFBA), em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e do Mestrado Profissional em Educação (UFBA). Pesquisadora do INCT IN-TREE (UFBA).

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Publicado

2022-12-26

Cómo citar

da Silva Andrade, M. A., & Oliveira Almeida, R. . (2022). Relação entre florestas e produção de água: diálogos entre conhecimento tradicional quilombola e conhecimento científico como referência para a educação escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–30. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13988