Comorbidades socioambientais para a condição juvenil
a educação ambiental e popular como enfrentamento da juventude à pandemia e aos demais flagelos do capital
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13525Palabras clave:
Educação Ambiental; Juventude; Ecologia; Educação Popular; Pandemia.Resumen
No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia global de Covid-19 devido ao aumento no número de casos e a disseminação da doença em todos os continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. A pandemia é mais um elemento da atual crise ecológica, que se configura como um dos desafios centrais que se colocam como problemas estruturais para a sociedade e nesse caso específico, para a juventude na atualidade. Pesquisadores (Krishke, 2000; Groppo, 2004; Carvalho, 2004) vem apontando que a preocupação dos jovens com as questões ambientais e com a luta ambiental, poderá estar constituindo uma nova cultura política entre esses sujeitos sociais (Dayrell, 2000). Dessa forma, o presente artigo levanta algumas reflexões referentes à experiência (Thompson, 1987; Vendramini, 2004), para fazer um debate na perspectiva de que os movimentos, e manifestações organizados pela juventude podem estar nos deixando vestígios importantes (e desperdiçados) para a construção de uma educação ambiental e popular que conteste as injustiças ambientais e as desigualdades socioeconômicas (Acselrad, 2001; Krenak; , aprofundadas pela pandemia do Covid-19.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Juventude; Ecologia; Educação Popular; Pandemia.
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