El componente estético-ambiental en la licenciatura en educación artística en Cuba
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.12469Palabras clave:
Componente estético-ambiental; Educação Artistica-Licenciatura; Concepções estético-ambientais de Pablo René Estévez; Formação mais integral de estudantes.Resumen
O foco do trabalho se centra na pertinência e novidade do componente estético-ambiental em Educação Artistica-Licenciatura das universidades cubanas, considerando como ponto de partida o foco transversal, transartistico e transdisciplinar do estético e do ambiental. Particularmente, se faz referência às concepções estético-ambientais pedagógicas de Estévez, autor do Programa “Teoria e Prática da Educação Estética”, validado na atualidade, assim como o projeto “Educar para o bem e a beleza”, que tem seu desenvolvimento nas escolas dos níveis de ensino elemental, básico e médio das provincias de Villa Clara e Cienfuegos (Cuba). Em especial, é especificada a orientação estético-ambiental do Programa e seu papel em uma formação mais integral dos estudantes, através da Educação Artistica.
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